Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9019
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, R. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6107356708140208pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Jorgervaldo de Souza.
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumoA língua portuguesa assim como todas as outras, manifesta-se de diferentes formas de usos, refletidas na construção individual de cada falante. Caracteriza-se, desta forma, como heterogênea, sendo assim não tem como tratar a língua como única forma de uso a qual é conceituada tradicionalmente como língua padrão. A linguagem é uma das características que nos difere uns dos outros, portanto, são nessas particularidades linguísticas que está atrelado o fenômeno da variação e o preconceito linguístico, sendo este, um dos grandes geradores de conflitos no meio social. Este trabalho tem como objetivo principal discutir a importância da variação linguística no contexto escolar, mostrando assim, a heterogeneidade da língua e os fatores que influenciam na diversidade linguística, como os fatores culturais, regionais, históricos, econômicos, entre outros. Para este trabalho nos baseamos em teóricos como Bagno (1999, 2007), Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi (2008), bem como as contribuições dos PCNs. Partindo de tais teóricos e do objetivo apresentado, propomos trabalhos com retextualização e transcrição voltados para o ensino com a variação linguística para que, desta forma, os alunos possam reconhecer a diversidade linguística e terem domínio tanto no uso escrito como oral da língua, e, ainda, para que compreendam esse fenômeno linguístico e os fatores que geram a diversidade linguística, evitando assim o preconceito linguístico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleA diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna.pt_BR
dc.date.issued2016-04-28
dc.description.abstractThe Portuguese language, like all the others, manifests itself in different ways of uses, reflected in the individual construction of each speaker. It is thus characterized heterogeneous, so there is no way to treat language as the only way to use it. which is traditionally conceptualized as the standard language. Language is one of the characteristics that differ us from each other, therefore, are in these particularities which is linked to the phenomenon of variation and linguistic prejudice, being This is one of the great generators of conflicts in the social environment. This work has as its main objective to discuss the importance of linguistic variation in the school context, thus showing the heterogeneity of the language and the factors that influence the linguistic diversity, such as cultural, regional, historical, economic, among others. For this work we draw on theorists such as Bagno (1999, 2007), Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi (2008), as well as the contributions of the NCPs. Starting from such theorists and the objective presented, we propose works with retextualization and transcription focused on teaching with linguistic variation so that, In this way students can recognize linguistic diversity and have both in written and oral use of the language, and for them to understand this linguistic phenomenon and the factors that generate linguistic diversity, thus avoiding the linguistic prejudice.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9019
dc.date.accessioned2019-11-08T21:53:37Z
dc.date.available2019-11-08
dc.date.available2019-11-08T21:53:37Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectPreconceito linguísticopt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLinguisticspt_BR
dc.subjectLinguistic Prejudicept_BR
dc.subjectLinguistic Variationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTE, Maria Raimunda.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLinguistic diversity in the school context: a proposal for teaching with the mother tongue.pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Maria Raimunda. A diversidade linguística no contexto escolar: uma proposta para o ensino com a língua materna. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA RAIMUNDA CAVALCANTE. TCC. ESP. EM LÍNGUA PORTUGUESA.2016.pdfMaria Raimunda Cavalcante. TCC. ESP. em Língua Portuguesa.2016. 14.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.