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Title: A relação entre língua e literatura em Emília no país da gramática, de Monteiro Lobato.
Other Titles: The relationship between language and literature in Emilia in the country of grammar, by Monteiro Lobato.
???metadata.dc.creator???: NUNES, Wênia Kaíres Faustino.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Maria de Lurdes Dionísio.
Keywords: Literatura infantil juvenil - origem;Literatura infanto juvenil - origem;Emília nbo País da Gramática - análise literária;Lobato, Monteiro;Juvenile Children's Literature - Origin;Juvenile Children's Literature - Origin;Emília nbo Grammar Country - literary analysis
Issue Date: 16-Apr-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NUNES, Wênia Kaíres Faustino. A relação entre língua e literatura em Emília no país da gramática, de Monteiro Lobato. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Literários) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente monografia propõe uma análise estrutural da obra Infanto-juvenil, Emília no país da Gramática (1934), de Monteiro Lobato (1882-1948), sob a perspectiva da relação língua e literatura na construção textual. Propõe-se especificamente, a estudar referida obra, atentando para a forma do gênero Infanto-juvenil, suas características inerentes e, com base em Coelho (2000) identificar a matéria literária e seus fatores estruturantes que, na maioria das vezes, passam despercebidos pelos leitores da obra. Apresenta pressupostos sobre língua e literatura quando vistas sob a perspectiva da linguagem em isolado. Mostra a origem da Literatura Infanto-juvenil na Europa e no Brasil, a vida e obra de Monteiro Lobato e sua preocupação com a independência e originalidade da língua brasileira. O trabalho tem como fundamentação teórica os estudos de Lajolo e Zilberman (2007), Palo e Oliveira (2006), Azevedo (2012), além de Silva (2001), Costa (2007), dentre outros.
Abstract: This thesis proposes a structural analysis of the Children and youth work, Emilia in the country Grammar (1934), Monteiro Lobato (1882-1948), from the perspective of language and literature in relation textual construction. It is proposed specifically to study such work, paying attention to the shape of the Children and Youth genre, its inherent characteristics and, based on Coelho (2000) identify the literary field and its structural factors that most often go unnoticed by the work readers. Presents assumptions about language and literature when viewed from the perspective of language in isolation. Shows the origin of Children and Youth Literature in Europe and Brazil, the life and work of Monteiro Lobato and his concern for the independence and originality of the Brazilian language. The work has as theoretical basis the study Lajolo and Zilberman (2007), Palo and Oliveira (2006), Azevedo (2012), and Smith (2001), Costa (2007), among others.
Keywords: Literatura infantil juvenil - origem
Literatura infanto juvenil - origem
Emília nbo País da Gramática - análise literária
Lobato, Monteiro
Juvenile Children's Literature - Origin
Juvenile Children's Literature - Origin
Emília nbo Grammar Country - literary analysis
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9022
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