Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9029
Title: A economia solidária no âmbito do PROJOVEM-Campo Saberes da Terra em Sumé.
Other Titles: The solidarity economy within the scope of PROJOVEM-Field Knowledge of the Earth in Sumé.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Lucinalva Ferreira da Mota.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
Keywords: Economia solidária;Educação de jovens e adultos;Escola do campo;Solidarity economy;Youth and adult education  ;Country school  
Issue Date: 6-Jul-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOTA, Lucinalva Ferreira da. A economia solidária no âmbito do PROJOVEM-Campo Saberes da Terra em Sumé. 2017. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9029
???metadata.dc.description.resumo???: O objeto de investigação do presente trabalho e saber como a economia solidaria esta presente na vida dos estudantes do Programa Projovem Campo Saberes da Terra do município de Sumé - PB. Definido o objeto realizamos a escolha dos fundamentos teóricos e metodológicos. Para tanto, utilizamos a pesquisa qualitativa com aplicação de questionários como instrumento de coleta de dados. O resultado se deu por meio da analise interpretativa e descritiva, possibilitando diagnosticar que a Economia Solidaria esta presente na vida dos educandos porem, o conhecimento precisa ser mais aprofundado. Com base no estudo, propomos que o currículo das escolas abrace ainda mais a temática da Economia Solidaria para EJA, pois se a própria modalidade já é uma alternativa de suprir o que de fato esta incompleto no jovem, ou seja, concluir os estudos, por outro lado nos parece também, ser, a economia solidaria, uma alternativa de suprir uma lacuna que também esta presente na vida destes.
Abstract: The object of investigation of the present work is to know how the solidarity economy is present in the life of the students of Projovem Campo Saberes da Terrarogram of the municipality of Sume - PB. Defining the object we make the choice of theoretical and methodological foundations. For that, we used the qualitative research with the application of questionnaires as instrument of data collection. The result was through interpretative and descriptive analysis, making it possible to diagnose that the Solidarity Economy is present in the lives of students, but knowledge needs to be further developed. Based on the study, we propose that the school curriculum embrace even more the theme of Solidarity Economy for EJA (Youth and Adult Education), since if the modality itself is already an alternative to supply what is in fact incomplete in the young, that is, to complete the studies, for another side also seems to us to be solidarity economy, an alternative to fill a gap that is also present in their lives.
Keywords: Economia solidária
Educação de jovens e adultos
Escola do campo
Solidarity economy
Youth and adult education  
Country school  
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9029
Appears in Collections:Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo II - Sumé - PB.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCINALVA FERREIRA DA MOTA - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 2017.pdfLucinalva Ferreira da Mota - TCC Especialização em Educação de Jovens e Adultos 20172.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.