Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9032
Title: Relação ente etnomatemática e a economia solidária no contexto de uma associação em Sumé-PB.
Other Titles: Relationship between ethnomathematics and solidarity economy in the context of an association in Sumé-PB.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Rosimere da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Luiz Antônio Coêlho da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
Keywords: Desenvolvimento sustentável;Agricultura familiar;Etnomatemática;Economia solidária;Economia solidária;Educação matemática;Associação agroecológica;Sustainable development;family farming;Ethnomathematics;Solidarity economy;Solidarity economy;Mathematics education;Agroecological association
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, Rosimere da Silva. Relação ente etnomatemática e a economia solidária no contexto de uma associação em Sumé-PB. 2013. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9032
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns recortes sobre a relação entre Educação Matemática e a Economia Solidaria no contexto de uma associação a partir da Etnomatemática. A partir de uma pesquisa de campo, ambientada no contexto de uma associação localizada no município de Sumé-PB onde os seus membros trabalham sobre os princípios de Agricultura Familiar. A mesma tem como objetivo geral analisar a relação entre a economia solidaria e a Educação Matemática a partir da agricultura familiar desenvolvida pelos agricultores da referida associação tendo como ponto de partida a produção e comercio de alimentos no município de Sumé-PB. Diante disso desenvolvemos um estudo de cunho qualitativo conforme Richardson (2009) das praticas de agricultura familiar desenvolvidas pelos mesmos tendo como foco o conhecimento matemático compreendido e utilizados durante a produção e comercialização dos alimentos. As informações foram obtidas mediante o uso do questionário e de entrevista, já para representar os dados utilizou-se gráfico informativo e quadros com as respostas em fileiras. Depois de identificar e categorizar os dados de acordo com as categorias segundo Bardin (1979 apud RICHARDSON, 2009) concluímos com esse trabalho que ao conceituar conhecimento matemático compreendido e utilizado pelo um determinado grupo cultural nas suas atividades econômicas visto a partir da Etnomatemática enquanto programa de pesquisa pode-se relacionar com a Economia Solidaria e contribuir diretamente para autogestão do empreendimento econômico solidário uma vez que os agricultores precisam esta envolvidos para que o seu campo de trabalho venha a ter exito.
Abstract: The present work aims to present some clippings about the relationship between Mathematical Education and Solidarity Economy in the context of an association from the Ethnomathematics. From a field research, set in the context of a association located in the municipality of Sumé-PB where its members work on the Family Farming principles. Its general objective is to analyze the relationship between the solidary economy and Mathematical Education from family farming developed by the farmers of that association, taking as its starting point the food production and trade in the city of Sumé-PB. Given this we developed a qualitative study according to Richardson (2009) of agricultural practices developed by them focusing on mathematical knowledge understood and used during the production and marketing of food. At information were obtained through the use of the questionnaire and interview, To represent the data we used informative graph and tables with the answers in rows. After identifying and categorizing data according to categories according to Bardin (1979 apud RICHARDSON, 2009) we conclude with this work that by conceptualizing mathematical knowledge understood and used by a particular cultural group in its economic activities seen from Ethnomathematics as a program of research can relate to the Solidarity Economy and contribute directly to self-management of the solidarity economic enterprise as farmers need is involved so that your field of work will be successful.
Keywords: Desenvolvimento sustentável
Agricultura familiar
Etnomatemática
Economia solidária
Economia solidária
Educação matemática
Associação agroecológica
Sustainable development
family farming
Ethnomathematics
Solidarity economy
Solidarity economy
Mathematics education
Agroecological association
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9032
Appears in Collections:Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo II - Sumé - PB.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSIMERE DA SILVA BEZERRA - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 2013.pdfRosimere da Silva Bezerra - TCC Especialização em Educação de Jovens e Adultos 20134.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.