Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9032
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBEZERRA, R. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2307954783916925pt_BR
dc.contributor.advisor1MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.-
dc.contributor.advisor1IDMIRANDA, M. C. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3255658356923420pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Luiz Antônio Coêlho da.-
dc.contributor.referee2CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.bezerra-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns recortes sobre a relação entre Educação Matemática e a Economia Solidaria no contexto de uma associação a partir da Etnomatemática. A partir de uma pesquisa de campo, ambientada no contexto de uma associação localizada no município de Sumé-PB onde os seus membros trabalham sobre os princípios de Agricultura Familiar. A mesma tem como objetivo geral analisar a relação entre a economia solidaria e a Educação Matemática a partir da agricultura familiar desenvolvida pelos agricultores da referida associação tendo como ponto de partida a produção e comercio de alimentos no município de Sumé-PB. Diante disso desenvolvemos um estudo de cunho qualitativo conforme Richardson (2009) das praticas de agricultura familiar desenvolvidas pelos mesmos tendo como foco o conhecimento matemático compreendido e utilizados durante a produção e comercialização dos alimentos. As informações foram obtidas mediante o uso do questionário e de entrevista, já para representar os dados utilizou-se gráfico informativo e quadros com as respostas em fileiras. Depois de identificar e categorizar os dados de acordo com as categorias segundo Bardin (1979 apud RICHARDSON, 2009) concluímos com esse trabalho que ao conceituar conhecimento matemático compreendido e utilizado pelo um determinado grupo cultural nas suas atividades econômicas visto a partir da Etnomatemática enquanto programa de pesquisa pode-se relacionar com a Economia Solidaria e contribuir diretamente para autogestão do empreendimento econômico solidário uma vez que os agricultores precisam esta envolvidos para que o seu campo de trabalho venha a ter exito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleRelação ente etnomatemática e a economia solidária no contexto de uma associação em Sumé-PB.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractThe present work aims to present some clippings about the relationship between Mathematical Education and Solidarity Economy in the context of an association from the Ethnomathematics. From a field research, set in the context of a association located in the municipality of Sumé-PB where its members work on the Family Farming principles. Its general objective is to analyze the relationship between the solidary economy and Mathematical Education from family farming developed by the farmers of that association, taking as its starting point the food production and trade in the city of Sumé-PB. Given this we developed a qualitative study according to Richardson (2009) of agricultural practices developed by them focusing on mathematical knowledge understood and used during the production and marketing of food. At information were obtained through the use of the questionnaire and interview, To represent the data we used informative graph and tables with the answers in rows. After identifying and categorizing data according to categories according to Bardin (1979 apud RICHARDSON, 2009) we conclude with this work that by conceptualizing mathematical knowledge understood and used by a particular cultural group in its economic activities seen from Ethnomathematics as a program of research can relate to the Solidarity Economy and contribute directly to self-management of the solidarity economic enterprise as farmers need is involved so that your field of work will be successful.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9032-
dc.date.accessioned2019-11-11T11:39:43Z-
dc.date.available2019-11-11-
dc.date.available2019-11-11T11:39:43Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEconomia solidáriapt_BR
dc.subjectEconomia solidáriapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectAssociação agroecológicapt_BR
dc.subjectSustainable developmentpt_BR
dc.subjectfamily farmingpt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectSolidarity economypt_BR
dc.subjectSolidarity economypt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectAgroecological associationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Rosimere da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRelationship between ethnomathematics and solidarity economy in the context of an association in Sumé-PB.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Rosimere da Silva. Relação ente etnomatemática e a economia solidária no contexto de uma associação em Sumé-PB. 2013. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9032pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo II - Sumé - PB.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSIMERE DA SILVA BEZERRA - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 2013.pdfRosimere da Silva Bezerra - TCC Especialização em Educação de Jovens e Adultos 20134.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.