Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9045
Title: O uso didático do computador nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental.
Other Titles: The didactic use of the computer in the Portuguese language classes of elementary school.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Ariano Fágner Fernandes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Jorgevaldo de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CASTRO, Onireves Monteiro de.
Keywords: Língua portuguesa - ensino;Tecnologias educacionais;Computador;Formação docente;Portuguese language - teaching;Educational technologies;Computer;Teacher training
Issue Date: 12-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Ariano Fágner Fernandes. O uso didático do computador nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental. 2016. 91f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: A atividade educativa realizada na escola é também uma atividade sociocultural que se encontra exposta à realidade tecnológica e, como consequência, ao processo de fascinação que dela provém. Destarte, mostra-se salutar refletir sobre as possibilidades da cultura tecnológica dialogar com a educação e ser integrada à prática pedagógica pela qual os professores são responsáveis. Dessa forma, o trabalho a seguir é o resultado de uma pesquisa que averiguou como as aulas de Língua Portuguesa são ministradas nos anos finais do Ensino Fundamental com o uso de computadores. Para isso, objetivou-se investigar quais técnicas e/ou práticas metodológicas são utilizadas pelos docentes e se o uso do computador nas aulas de Língua Portuguesa ocorre de forma planejada. O locus dessa investigação foi uma escola pública municipal do interior da Paraíba, contemplada com 505 (quinhentos e cinco) computadores portáteis pelo Programa Um Computador por Aluno – PROUCA, sendo que, através do Grupo Focal (técnica de pesquisa/coleta de dados), foi investigado o ensino/a prática pedagógica de docentes de Língua Portuguesa aliada ao uso de tecnologias educacionais, em especial o computador, nos anos finais do Ensino Fundamental. O trabalho está dividido em seis partes, dentre as quais é possível encontrar discussões acerca das Políticas Públicas de acesso às tecnologias na escola, análises do uso de tecnologias educacionais no contexto de aprendizagem e um estudo teórico acerca do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC no âmbito do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa, considerando as colocações de Freire (2008), Masetto (2009), Mercado (2002), Moran (2009), Selbach (2010), Tardif e Raymond (2000) e outros. Por fim, após a apresentação e a análise dos resultados, segue uma proposta de intervenção, voltada para o aprimoramento da prática pedagógica aliada ao uso de tecnologias educacionais, que pode ser realizada com docentes de Língua Portuguesa e das mais variadas áreas do conhecimento.
Abstract: Educational activities carried out at school are also sociocultural activities, which are exposed to technological reality and, as a consequence, to the fascination process which comes from it. Thus, it is healthy to reflect on the possibilities of a dialogue between the technological culture and the education and also the chance of integrating this technological culture to the pedagogical practice which teachers are responsible for. Therefore, this work is the result of a research which investigated how Portuguese lessons are taught, with the use of computers, at the final years of Primary School. In this regard, the aim was to investigate which methodological techniques and/ or practices are used by teachers and if the use of computers in Portuguese classes occurs in a planned way. The locus of this investigation was a public school located in the interior of Paraiba State, which received 505 (five hundred and five) portable computers through the Programa Um Computador por Aluno – PROUCA - program, and by the Grupo Focal (technique research / data collection), it was investigated the teaching / pedagogical practice of Portuguese teachers together with the use of educational technologies, particularly the use of computers, at the final years of Primary school. The work is divided in six parts and within them it is possible to find discussions about Public Policies of access to technologies at school, analysis of the use of technological educations in the learning context and a theoretical study concerning the use of Information and Communication Technologies – TIC regarding the teaching and learning of Portuguese, considering inputs by Freire (2008), Masetto (2009), Mercado (2002), Moran (2009), Selbach (2010), Tardifand Raymond (2000) among others. Conclusively, after the presentation and analysis of the results, it is proposed an intervention towards the development of the pedagogical practice allied to the use of educational technologies, which can be accomplished with Portuguese teachers as well as the ones from the most varied knowledge areas.
Keywords: Língua portuguesa - ensino
Tecnologias educacionais
Computador
Formação docente
Portuguese language - teaching
Educational technologies
Computer
Teacher training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9045
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARIANO FÁGNER FERNANDES FERREIRA - DISSERTAÇÃO. PROFILETRAS.2016.pdfAriano Fágner Fernandes Ferreira - Dissertação. PROFLETRAS.2016. 3.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.