Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9052
Title: Variação lingüística: uma abordagem analítica do livro didático do 1° ano do ensino médio.
Other Titles: Linguistic Variation: An Analytical Approach to High School Textbook.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Antônia Joclécia da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
Keywords: Variação linguística;Linguística;Livro didático - variação linguística;Linguistic Variation;Linguistics;Textbook - Linguistic Variation
Issue Date: 13-Mar-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, Antônia Joclécia da Silva. Variação linguística: uma abordagem analítica do livro didático do 1° ano do ensino médio. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: A linguagem sempre foi alvo de constantes mudanças, modificações essas que se comprovam se comparadas com as transformações que ocorreram desde seu surgimento até a atualidade. A variação linguística é uma realidade que precisa ser alvo de estudo nas escolas, pois é um fato social típico da humanidade. Para que aja um intermédio entre conteúdo e sociedade os livros didáticos são os suportes no qual se intercalam o contexto e o ensino. Nessa direção esse estudo tem por objetivo analisar a variação linguística no livro didático (LD) do 1° ano do ensino médio. Verificamos que o livro adotado aborda a variação linguística, e discorremos como o assunto é trabalhado no decorrer do livro escolhido. Selecionamos o LD do primeiro 1º ano do ensino médio Português e linguagens 1 de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Tivemos como suporte bibliográfico as obras de Marcos Bagno, Alberto Faraco, Mário Perini, Helena Neves e Barbara Weedwood. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Para tanto, com base na investigação, chegamos ao resultado que é satisfatória o tratamento sobre a variação linguística no livro em seus aspectos contextuais e conceituais, entretanto, identificamos uma limitação nas propostas de atividades, o que não consideramos um fator prejudicial, na medida que as atividades expostas, sugerem propostas que visam a efetiva inclusão do aluno em contextos sociais de usos da língua.
Abstract: Language has always been the subject of constant changes, which are proven to be comparable to the transformations that have occurred since its inception to the present day. Linguistic variation is a reality that needs to be studied in schools because it is a social fact typical of humanity. In order to act as an intermediary between content and society, textbooks are the media in which context and teaching are interwoven. In this direction, this study aims to analyze the linguistic variation in the textbook (LD) of the 1st year of high school. We have verified that the adopted book addresses linguistic variation, and we discuss how the subject is worked on during the chosen book. We selected the LD of the first year of high school Portuguese and languages 1 of William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães. We have as bibliographical support the works of Marcos Bagno, Alberto Faraco, Mário Perini, Helena Neves and Barbara Weedwood. This is a bibliographical research of a qualitative nature. Therefore, on the basis of the research, we arrive at the result that is satisfactory the treatment on the linguistic variation in the book in its contextual and conceptual aspects, however, we identified a limitation in the proposals of activities, which we do not consider a harmful factor, to the extent that the activities exposed, suggest proposals that aim at the effective inclusion of students in social contexts of language use.
Keywords: Variação linguística
Linguística
Livro didático - variação linguística
Linguistic Variation
Linguistics
Textbook - Linguistic Variation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9052
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTÔNIA JOCLÉCIA DA SILVA GOMES. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2017.pdfAntônia Joclécia da Silva Gomes. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2017.1.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.