Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9056
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Hérica Paiva.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0140741349526284pt_BR
dc.contributor.referee1GONZAGA, Letícia da Silva.
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumoEssa pesquisa destaca a importância do trabalho com o gênero seminário, por se tratar de um gênero que envolve, na sua produção, a oralidade e a escrita, mas também a experiência que o aluno tem de mundo. Nessa ótica, o trabalho tem como objetivo compreender como o gênero seminário é trabalhado a partir das práticas de letramento. Para isso destacamos as contribuições da Linguística Textual e os textos orais e escritos, em particular o texto argumentativo, ao apresentarmos o gênero seminário, trabalhado a partir das práticas sociais do aluno, e um relato da nossa experiência no PIBID. Como aporte teórico nos detemos, especialmente, aos estudos de Koch (2015), Marcuschi (2007, 2008, 2010), Citelli (1994), Vieira (2007), Soares (2012), Kleiman (2007), entre outros. Quanto ao procedimento metodológico, é uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, por querer compreender como ocorre a construção do gênero textual seminário, na perspectiva das práticas de letramento. A pesquisa realizada neste trabalho é fruto de uma inquietação surgida na nossa experiência no PIBID/UFCG, no subprojeto Letras – Língua Portuguesa, em uma turma de EJA Fundamental II, no ano de 2017. Nesta experiência percebemos a grande dificuldade que os alunos têm em desenvolver os gêneros orais, por isso, a opção em construir o gênero seminário a partir das práticas de letramento. Os resultados foram satisfatórios, visto que, algumas dificuldades foram sanadas e o desempenho dos alunos melhorou consideravelmente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleA construção do gênero seminário a partir das práticas de letramento na educação de jovens e adultos.pt_BR
dc.date.issued2018-12-14
dc.description.abstractThis paper highlights the importance of working with the genre seminar, in order that it is a genre that involves, in its production, the oral and writing abilities, but also the student's experience of the world. In this perspective, the study aims to understand how the seminar genre is worked from the literacy practices. For this reason, we highlighted the contributions of Textual Linguistics and oral and written texts, in particular the argumentative text, when presenting the seminar genre, worked in the perspective of the student's literacy and social practices, and an experience report about our own practice in PIBID. As a theoretical contribution, we focused, specially, on studies by Koch (2015), Marcuschi (2007, 2008, 2010), Citelli (1994), Vieira (2007), Soares (2012) and Kleiman (2007), among others. As the methodological procedure, it is a bibliographical research, of qualitative character, for wanting to understand how the construction of the textual genre seminar occurs, in the perspective of the practices of literacy. The research carried out in this work is the result of a concern that arose from our experience at PIBID/UFCG, in the Letras– Portuguese Language subproject, in a class of EJA Fundamental II, in the year 2017. In this experience, we perceived the great difficulty that students have in develop the oral genres, therefore, the option to build the seminar genre from the practices of literacy. The results were satisfactory, since some difficulties were solved and the students' performance improved considerably.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9056
dc.date.accessioned2019-11-11T17:01:56Z
dc.date.available2019-11-11
dc.date.available2019-11-11T17:01:56Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLinguística do textopt_BR
dc.subjectGênero textual semináriopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectText Linguisticspt_BR
dc.subjectSeminar Textual Genrept_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectTextpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Fabiana Alves de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe construction of the seminar genre based on literacy practices in youth and adult education.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Fabiana Alves Lima. A construção do gênero seminário a partir das práticas de letramento na educação de jovens e adultos. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABIANA ALVES DE LIMA .TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2018.pdfFabiana Alves de Lima. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2018.390.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.