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Title: Variações lexicais do português brasileiro: uma análise do livro didático do 6º ano do ensino fundamental II.
Other Titles: Lexical variations of Brazilian Portuguese: an analysis of the textbook of the 6th grade of elementary school II.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Marcus Paulo Gonçalves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
Keywords: Lexicologia;Variações léxicas;Língua portuguesa - história;Livro didático;Lexicology;Lexical Variations;Portuguese language - history;Textbook
Issue Date: 18-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Marcus Paulo Gonçalves de. Variações lexicais do português brasileiro: uma análise do livro didático do 6º ano do ensino fundamental II. 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o livro didático Português Linguagens, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, do 6º ano do ensino fundamental II as variações lexicais. Procuramos refletir a partir da história da Língua Portuguesa e a língua que lhe deu origem: o Latim. Temos como objetivo geral analisar por meio de instrumento de pesquisa o livro didático a variação do léxico e objetivos específicos: elucidar a partir do contexto histórico as variações linguísticas; verificar se a história da língua portuguesa é prestigiada no livro didático; e verificar em qual contexto o livro didático aborda a variação lexical. Aprofundamo-nos em conhecimentos sobre a evolução e o contexto histórico em que ocorreu e como aconteceu a mudança do Latim para o galego-português e, mais tarde: Língua Portuguesa. Visto que, dentre os mais importantes meios interacionais, atualmente, no mundo, está à língua, porque sem ela não há comunicação plausível entre os povos. Consequentemente, de acordo com nossas reflexões, com o objeto analisado conseguimos ampliar sensivelmente o aprendizado linguístico e dos possíveis leitores que se aventurarem nesta leitura. Classifica-se como uma pesquisa bibliográfica, descritiva de análise qualitativa. Os autores abordados foram Teyssier (2001), Ilare (2006), Castilho (2009), Coutinho (2011) entre outros. Diante da análise do capítulo III do livro supracitado, pode-se afirmar que os autores abordam de maneira superficial o contexto histórico da evolução das diferentes línguas. Embora os alunos já tenham pouco conhecimento sobre a história da LP, o livro analisado apresenta pouco conteúdo sobre a história, deixando uma vasta lacuna dos acontecimentos ocorridos ao longo do tempo para que chegássemos a nossa língua na atualidade.
Abstract: The objective of this research is to analyze the textbook Português Linguagens, by Willian Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, used in the 6th year of elementary school II, regarding lexical variations. We reflect on the history of the Portuguese Language and its mother language: Latin. We have as general objective the analysis of lexicon variations by means of the didactic book as a research instrument. And for specific purposes, they are: to elucidate from the historical context the linguistic variations; to verify if the history of the Portuguese language was contemplated in the textbook; and also verify in which context the textbook addresses lexical variation. We deepened our knowledge on the evolution and the historical context in which the change from Latin to Galician-Portuguese and later, Portuguese Language, occurred and how it happened. This study arises within the relevance of verbal language, since it is found among the most important interactional media current in the world, and without it there is no plausible communication between peoples. Consequently, according to our reflections and the object we have pursued, we have been able to significantly broaden our linguistic understanding and of the possible readers who venture into this reading. This research, therefore, is classified as a bibliographic research, descriptive of qualitative analysis. The authors consulted were Jonas Teyssier (2001), Ilare (2006), Castilho (2009), Coutinho (2011) and others. From the analysis of chapter III of the aforementioned book, it can be affirmed that the authors superficially approach the historical context of the evolution of the different languages. Although the students already have little knowledge about the history of LP, the book analyzed presents little historical aspects of it, leaving vast gaps between happenings over time so that we arrived at our language nowadays.
Keywords: Lexicologia
Variações léxicas
Língua portuguesa - história
Livro didático
Lexicology
Lexical Variations
Portuguese language - history
Textbook
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9058
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

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