Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9072
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLEITE, C. M. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3086681502841752pt_BR
dc.contributor.advisor1DIAS, Daise Lilian Fonseca.
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4229082666899564pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Francisco Francimar de Sousa.
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é analisar Dracula (1897), do escritor irlandês Bram Stoker (1847) à luz da perspectiva póscolonial, tendo como aporte teórico as pesquisas de Said (1978; 1994), Aschcroft et al (2004), Spivak (2000), Gilbert e Gubar (2000), Dias (2011), dentre outros. Na literatura inglesa do século XIX é possível perceber alguns padrões no que concerne à representatividade dos povos não ingleses. As relações coloniais feitas em detrimento de estrangeiros são frequentemente tendenciosas e preconceituosas, desqualificam estrangeiros de pele escura ou suas respectivas culturas, e são frequentemente retratadas sob o domínio do império inglês. A análise do romance epistolar de Stoker, escritor irlandês, apresenta como a influência imperialista inglesa representa suas mulheres – através de Mina, Lucy – e como percebe estrangeiros de forma ameaçadora e exótica – Drácula e demais estrangeiros, e toda a alegoria das margens do império europeu.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Inglesa.pt_BR
dc.titleDrácula de Bram Stoker: uma leitura póscolonial.pt_BR
dc.date.issued2017
dc.description.abstractThe aim of this research is to analyze Dracula (1897), by the Irish writer Bram Stoker from a postcolonial perspective, with the theoretical support from researchers, such as: Said (1978, 1994), Spivak (2000), Gilbert and Gubar (2000), Dias (2011), among others. In English literature of the nineteenth century, it is possible to perceive some standards regarding to the representativeness of non-English peoples. The colonial relations which are made to the detriment of foreigners are often biased and prejudiced; they disqualify dark-skinned aliens and their respective cultures, and are generally portrayed under the rule of the English empire. An analysis of Stoker's Irish epistolary novel presents how the English imperialist influence represents its women - through Mina and Lucy - and how it perceives foreigners in a threatening and exotic way - Dracula and many other foreign characters, and the allegory of the shores of the European empire.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9072
dc.date.accessioned2019-11-12T10:46:31Z
dc.date.available2019-11-11
dc.date.available2019-11-12T10:46:31Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura inglesapt_BR
dc.subjectDráculapt_BR
dc.subjectStoker, Brampt_BR
dc.subjectPóscolonialismopt_BR
dc.subjectEra Vitorianapt_BR
dc.subjectEnglish literaturept_BR
dc.subjectPostcolonialismpt_BR
dc.subjectVictorian agept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLEITE, Camila Moura do Nascimento.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBram Stoker's Dracula: a postcolonial reading.pt_BR
dc.identifier.citationLEITE, Camila Moura do Nascimento. Drácula de Bram Stoker: uma leitura póscolonial. 2017. 114f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMILA MOURA DO NASCIMENTO LEITE. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA INGLESA.2017.pdfCamila Moura do Nascimento Leite. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Inglesa.2017.690.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.