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dc.creator.IDFERREIRA, A. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7367720345851549pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1IDLIMA, Maria Nazareth de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES , Maria Adriana Leite.
dc.contributor.referee2PEREIRA , Hérica Paiva.
dc.description.resumoO Livro Didático é considerado um dos principais materiais presentes no cotidiano d a sala de aula, constitui o conjunto de possibilidades a partir do qual a escola seleciona os conteúdo s e organiza os para a construção d o saber escolar, ou seja, são elementos básicos da organização do trabalho docente. O objetivo deste trabalho é analisar como o livro didático do 9º ano do ensino fundamental trabalha a produtividade semântica para a prod ução de sentido do texto sob a perspectiva da semiótica greimasiana. Para tanto, elencamos os conceitos básicos que envolvem a ideia de produtividade semântica do texto. Em seguida, examinamos se nas propostas de produção de sentido textual há a exploração da produtividade semântica; e depois verificamos se as propostas de produção de sentido enfocam os temas e figuras. Esta é uma pesquisa documental de abordagem descritiva e de natureza quantitativa e qualitativa. O universo de pesquisa constou com os quat ro livros didáticos da coleção Singular& Plural: Leitura, produção estudos de linguagem . Desse universo, selecionamos como corpus de análise o livro do 9º ano do ensino fundamental II. As categorias de análise foram os processos de figurativização e de tem atização que funcionam como concretização do sentido. O resultado que obtivemos foi que 4% não trabalham a produtividade semântica, o que corresponde a 01 proposta, 64% trabalham parcialmente adequado correspondendo a 16 propostas e 32% trabalham adequada mente correspondendo a 08 propostas, de um total de 25 propostas levantadas. Da análise qualitativa, pontuamos três propostas: a primeira que trabalha adequadamente a produtividade semântica, a segunda que trabalha parcialmente adequada a produtividade sem ântica, e a terceira, que não trabalha a produtividade semântica, proposta esta que as autoras do livro didático em nenhum momento faz referências ao texto citado na página.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleAnálise da produtividade semântica em textos do livro didático do 9º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2017-04-19
dc.description.abstractThe te xtbook is considered one of the main materials present s everyday in the classroom and constitutes a set of possibilities from which the school selects the contents and organizes them for construction of school knowledge, in other words, are basic elements of the Organization of the teaching work. The purpose of this work is to analyze how the textbook of the 9th grade year of elementary school works a Semantic productivity for the production of meaning of the text from the perspective of greimasian semiotic . Therefore, we list the basic concepts that involve the idea of semantic productivity of the text. Then, we examined in the proposals of textual meaning there is exploration of semantic productivity; a nd then we check if the proposals of meaning productio n focus on themes and figures. This is a documentary research of descriptive approach a nd of quantitative and qualitative nature. The research universe counted with the four textbooks of the collection Singular& Plural: Leitura, produção estudos de linguag em . This universe, we selected as corpus of analysis the textbook of 9t h year of elementary school II. The categories of analysis were the figurativização and thematization processes that function as concretion of meaning. The result we got was that 4% do n´t work semantic productivity, corresponding to 01 proposal, 64% work partially adequate , corresponding to 16 proposals and 32% work properly corresponding to 08 proposals, of a total of 25 proposals raised. From qualitative analysis, we punctuated three proposals: the first that works properly semantic productivity, the second that works partially adequate semantic productivity and the third, that does not work semantic productivity, p roposal that the authors of the textbook i n no time makes references to the text quoted on the pagept_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9076
dc.date.accessioned2019-11-12T10:59:29Z
dc.date.available2019-11-12
dc.date.available2019-11-12T10:59:29Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectSemiótica greimasianapt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectGreimasian Semioticspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Aurenir Maria.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of semantic productivity in textbooks from the 9th grade textbook.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Aurenir Maria. Análise da produtividade semântica em textos do livro didático do 9º ano do ensino fundamental. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
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AURENIR MARIA FERREIRA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2017.pdfAurenir Maria Ferreira. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2017.1.7 MBAdobe PDFView/Open


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