Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9080
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLOPES, F. E. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1501395371701559pt_BR
dc.contributor.advisor1DIAS, Daise Lilian Fonseca.
dc.contributor.advisor1IDDIAS, D. L. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4229082666899564pt_BR
dc.contributor.referee1BRAGA, Elinaldo Menezes.
dc.contributor.referee2ALVES, Francisco Francimar de Sousa.
dc.description.resumoDurante muito tempo, a literatura ocupou o posto de objeto importante ao aprendizado de línguas estrangeiras, ainda que em um modelo estático de ensino, no qual a gramática era vista apenas como base para a tradução e leitura de literatura estrangeira. O currículo destas reconhecia a compreensão de textos literários como objetivo principal de se aprender uma língua estrangeira, uma vez que o objetivo principal era possibilitar aos estudantes o acesso a textos literários escritos na língua-alvo. Com as alterações no currículo educacional decorrentes da busca por um ensino efetivo, a literatura perdeu a importância adquirida e assumiu um lugar a parte do ensino de línguas, sendo considerada como um componente sem importância à aprendizagem de línguas estrangeiras. Entretanto, a literatura permanece sendo importante nesse contexto, uma vez que reflete a cultura de um povo e esta não pode ser dissociada da língua dessa comunidade. Além disso, o ensino deste componente nas aulas de língua inglesa torna-se importante como meio facilitador à aprendizagem do estudante de línguas, bem como na construção de seu caráter formativo, o que permite ao aprendiz, em seu processo de letramento, refletir sobre suas práticas sociais e agir como indivíduo crítico dentro de seu processo de formação. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal discutir acerca da temática “Ensino de Literatura nas Aulas de Língua Inglesa”, procurando compreender como ocorrem as atuais práticas de ensino de literatura em Língua Inglesa no ensino médio e como elas podem tornar-se mais eficientes na aprendizagem conjunta dos estudantes desse nível. Para tanto, contou com o suporte teórico dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000) e de autores como Donnini (2010), Collie & Slater (1987), Cosson (2011), McKay (2001), Candido (1972) entre outros. Assim, este estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica, que pretende revisar, observar o estado da arte e discutir sobre as questões relativas ao tema, apresentando alguns benefícios do uso de literatura nas aulas de língua inglesa no nível médio, mais especificamente, bem como algumas estratégias metodológicas que podem ser aplicadas em sala de aula no ensino de literatura em língua inglesa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Inglesa.pt_BR
dc.titleO ensino de literatura no processo de aprendizagem de Língua Inglesa.pt_BR
dc.date.issued2015-12-10
dc.description.abstractFor a long time, literature was placed as an important object to foreign language teaching, though in an static teaching model, in which grammar was seen only as a basis for the translation and reading of the foreign literature. Its curriculum recognized the comprehension of the literary texts as a main objective to learning a foreign language, once that the main objective was to enable students to have access to literary texts in the target language. With the changes in the educational curriculum due to the search of an effective teaching, literature lost the acquired importance and was placed as outside of the language teaching, being considered as a minor component to the foreign language teaching. However, literature remains important in this context, once it reflects the culture of people and cannot be dissociated from the language of its community. Besides that, the teaching of this component in English classes becomes important as a facilitator means to the learning of the language, as well as in the formative process of students’ character, since it allows the learner, in her/his literacy process to reflect about the social practices and acting as a critical individual within his/her formation process. Thus, this research has as a main purpose to discuss on the theme “Literature Teaching in the English Language Classes”, in order to comprehend how the actual literature teaching practices happens in high school English Language classes and how they can become more efficient in the collective learning process of students at this level. Therefore, this research has as its theoretical support the Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000) and authors such as Donnini (2010), Collie & Slater (1987), Cosson (2011), McKay (2001), Candido (1972) among others. This study consists of a bibliographic research, which intends to review the literature of the area, observing the state of art and discussing about relative questions to theme, presenting some benefits of the literature use in the English language classes at the high school level, more specifically, as well as some methodological strategies which can be applied to literature teaching in the English language classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9080
dc.date.accessioned2019-11-12T11:24:04Z
dc.date.available2019-11-12
dc.date.available2019-11-12T11:24:04Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
dc.subjectLiteratura- ensinopt_BR
dc.subjectAulas de inglêspt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEnglish languagept_BR
dc.subjectLiterature- Teachingpt_BR
dc.subjectEnglish classespt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLOPES, Francisco Edson de Freitas.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching Literature in the Language Learning Process English.pt_BR
dc.identifier.citationLOPES, Francisco Edson de Freitas. O ensino de literatura no processo de aprendizagem de Língua Inglesa . 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO EDSON DE FREITAS LOPES. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS-LÍNGUA INGLESA. 2015.pdfFrancisco Edson de Freitas Lopes. TCC Licenciatura em Letras- Língua Inglesa. 2015.431.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.