Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9084
Title: Aspectos culturais nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to Go!.
Other Titles: Cultural aspects in textbooks English in a Globaliz / sed World and Way to Go!.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Bianca Déborah da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DIAS, Daise Lilian Fonseca.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRAGA, Elinaldo Meneses.
Keywords: Língua inglesa- ensino;Língua estrangeira;Livro didático;Ensino de línguas;English language teaching;Foreign language;Textbook;Language teaching
Issue Date: 24-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, Bianca Deborah da Silva. Aspectos culturais nos livros didáticos English in a globaliz/sed World e Way To Go! . 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Muito vem sendo discutido a respeito das vantagens e desvantagens de incrementar ao ensino de língua inglesa aspectos culturais. Sem dúvida, a questão cultural configura-se como item enriquecedor ao processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Estudos realizados por diversos estudiosos, tais como Brown (2001), Kramsch (1993) dentre outros, apontam que língua e cultura são intrinsicamente ligadas, visto que a linguagem expressa os pensamentos e a forma dos indivíduos enxergarem o mundo, bem como os valores, crenças e atitudes de um povo. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é analisar como e quais aspectos culturais são trabalhados nos livros didáticos English in a Globaliz/sed World e Way to go! adotados no último ano do Ensino Médio de Escola Pública, visando estabelecer a importância do trabalho de cultura no processo ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Além disso, também será apresentada a importância de integrar ao ensino de línguas o componente cultural. Para tanto, será utilizado como aporte teórico as contribuições de Kramsch (1993; 1998; 2012), Moran (2001), Brown (2001), entre outros estudiosos da área. Desse modo, este trabalho consiste em um estudo bibliográfico, baseado no estado da arte acerca da temática.
Abstract: Much has been discussed about the advantages and disadvantages to increase to the English language teaching cultural aspects. No doubt, the cultural issue is configured as an enriching item to the learning process of a foreign language. Studies conducted by many scholars such as Brown (2001), Kramsch (1993) and others, point out that language and culture are intrinsically linked, since that language expresses the thoughts the way of individuals to see the world, as well as their values, beliefs and attitudes. In this context, the objective of this paper is to analyze how and what cultural aspects are approached in English language textbooks of the high School in Public Schools, in order to establish the importance of the culture in the teaching-learning process of a foreign language. Besides that, it will be presented the relevance to integrate the teaching of languages the cultural component. For this, it will be used the theoretical support the contributions of Kramsch (1993; 1998; 2012), Moran (2001), Brown (2001), among other scholars in the area. Thus, this paper consists in a bibliography study, based on the state of the art on the theme.
Keywords: Língua inglesa- ensino
Língua estrangeira
Livro didático
Ensino de línguas
English language teaching
Foreign language
Textbook
Language teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras- Língua Inglesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9084
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BIANCA DÉBORAH DA SILVAGOMES. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS-LÍNGUA INGLESA.2016.pdfBianca Déborah da Silva Gomes. TCC. Licenciatura em Letras- Língua Inglesa. 2016.1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.