Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9095
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, M. J. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8524364901513283pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, A. I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839519539144588pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Elri Bandeira de.
dc.contributor.referee2PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.description.resumoA Literatura é considerada entre muitas concepções, um instrumento de comunicação e de interação social, já que a mesma transmite os conhecimentos e a cultura de um povo. A epopeia, por sua vez, é um gênero épico, uma das manifestações mais antigas da Literatura, que se refere aos feitos históricos de um povo, uma nação, com a presença de seres mitológicos. Enquanto que o livro didático além de ser uma ferramenta muito importante para a formação do discente é um instrumento de crescimento para o mesmo, uma vez que auxilia e contribui muito na prática pedagógica diária do docente, além de ser suporte teórico e prático para o aluno na escola e fora dela. Ao refletir sobre o papel que o livro didático tem em sala de aula, este trabalho tem como objetivo analisar a ausência parcial do mesmo, em relação a sua contextualização histórica do gênero épico no livro Viva Português do primeiro ano do ensino médio, bem como descrever o surgimento do gênero épico na Grécia Antiga e Roma e avaliar como o Classicismo retoma o modelo greco- romano do gênero épico. Para tanto, propomos uma intervenção didática para os professores de Língua Portuguesa que atuam nesse ano. Fundamentamo-nos a partir das reflexões de Aristóteles (2008), Calvino (1993), Jaeger (2001), entre outros teóricos. Trata- se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa em que buscamos a partir dos conhecimentos de Schneuwly, Dolz e Noverraz (2004), as orientações para a construção da proposta de intervenção didática. Quanto aos resultados, nem sempre encontramos nos livros aquilo que queremos ver, mas podemos ajudar a partir do nosso olhar crítico, a contribuir cada vez mais para que esse conhecimento se amplie e seja capaz de sanar as curiosidades e inquietações de pesquisadores que, assim como nós, desejam o melhor sempre.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleA epopéia como gênero épico: uma intervenção para professores do 1º ano do ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2018-11-14
dc.description.abstractLiterature is considered among many conceptions, an instrument of communication and social interaction, since it conveys the knowledge and culture of a people. The epic, in turn, is an epic genre, one of the oldest manifestations of Literature, which refers to the historical feats of a people, a nation, with the presence of mythological beings. While the textbook, besides being a very important tool for the formation of the student, is an instrument of growth for the same one, since it assists and contributes much in the daily pedagogical practice of the teacher, besides being theoretical and practical support for the student in school and beyond. When reflecting on the role that the textbook has in the classroom, this work aims to analyze the partial absence of the same, in relation to its historical contextualisation of the epic genre in the book Viva Portuguese of the first year of high school, as well as describe the emergence of the epic genre in ancient Greece and Rome and to evaluate how Classicism takes up the Greco-Roman model of the epic genre. To do so, we propose a didactic intervention for Portuguese Language teachers who work in that year. We are based on the reflections of Aristóteles (2008), Calvino (1993), Jaeger (2001), among other theorists. It is a bibliographical research of a qualitative nature in which we seek from the knowledge of Schneuwly, Dolz and Noverraz (2004) the guidelines for the construction of the didactic intervention proposal. As for the results, we do not always find in the books what we want to see, but we can help from our critical eye, to contribute more and more to this knowledge to expand and be able to heal the curiosities and worries of researchers who, like us, wish the best ever.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9095
dc.date.accessioned2019-11-12T14:40:44Z
dc.date.available2019-11-12
dc.date.available2019-11-12T14:40:44Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstudos literáriospt_BR
dc.subjectGênero literáriopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEpopeiapt_BR
dc.subjectLiterary studiespt_BR
dc.subjectLiterary genrept_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectEpicpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Maria Jocimara Bezerra de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe epic as an epic genre: an intervention for first grade teachers.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Jocimara Bezerra de. A epopeia como gênero épico: uma intervenção para professores do 1° ano do ensino médio. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JOCIMARA BEZERRA DE OLIVEIRA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2018.pdfMaria Jocimara Bezerra de Oliveira. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2018.1.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.