Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9097
Title: Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares.
Other Titles: High School Literature: Reflections on Theoretical Bases and Guidelines curriculum.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Solange Lourenço de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Rozilene Lopes de.
Keywords: Literatura - ensino;Ensino médio;Orientações curriculares;Literature - Teaching;High school;Curriculum Guidelines
Issue Date: 7-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Solange Lourenço de. Literatura no ensino médio: reflexões sobre bases teóricas e diretrizes curriculares. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo, de natureza essencialmente teórica, aborda o lugar e a função do ensino da literatura nas escolas de ensino médio. Apresenta, nesta direção, um ângulo da questão no qual alguns pressupostos teóricos são discutidos, especialmente a partir das abordagens que tomam o ensino de literatura numa perspectiva pragmática. Toma como fundamentos principais os estudos de Oliveira (2010), Cosson (2011), Martins (2006), Filpousky (2006), Zilberman (2009), dentre outros, além de se pautar nas orientações propostas pelas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006). A ênfase para a discussão que aqui é apresentada se justifica pela necessidade de se estabelecer um vínculo entre fundamentos teóricos que servem como base para a formação e prática do professor de Língua Portuguesa e, por conseguinte, para o professor de Literatura no Ensino Médio num diálogo pelo que é proposto pelos documentos oficiais que estabelecem bases curriculares a serem desenvolvidas no Ensino Médio. Portanto, tendo em mente tal objetivo, elencamos os pontos de aproximação e de distanciamento entre essas posições para, de alguma forma, evidenciar dados que contribuam para as pesquisas da área.
Abstract: The present study, of an essentially theoretical nature, addresses the place and function of literature teaching in secondary schools. It presents, in this direction, an angle of the question in which some theoretical presuppositions are discussed, especially from the approaches that take the teaching of literature in a pragmatic perspective. It takes as its main basis the studies of Oliveira (2010), Cosson (2011), Martins (2006), Filpousky (2006), Zilberman (2009), among others, besides being based on the guidelines proposed by the Curriculum Guidelines for Secondary Education (BRASIL, 2006) The emphasis for the discussion presented here is justified by the need to establish a link between theoretical foundations that serve as a basis for the training and practice of the Portuguese Language teacher and, therefore, for the teacher of Literature in High School in a dialogue for what is proposed by the official documents that establish curricula bases to be developed in High School at the level of teaching presented here, and in keeping with this objective, we point out the points of approximation and distance between these positions to somehow, evidence data that contribute to the area's research.
Keywords: Literatura - ensino
Ensino médio
Orientações curriculares
Literature - Teaching
High school
Curriculum Guidelines
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9097
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOLANGE LOURENÇO DE OLIVEIRA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2018.pdfSolange Lourenço de Oliveira. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2018.312.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.