Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9101
Title: A cultura da boa forma nas redes sociais da internet: o corpo como consumo na sociedade contemporânea.
Other Titles: The culture of fitness in the social networks of the Internet: the body as consumption in contemporary society.
La cultura del fitness en las redes sociales de internet: el cuerpo como consumo en la sociedad contemporánea.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Vívia Gomes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Michelle Cristine Medeiros da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FEITOSA, Izayana Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: XAVIER, Maria Rita Pereira.
Keywords: Cultura;Internet;Corpo;Culture;Internet;Body;Cuerpo
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS, Vívia Gomes de. A cultura da boa forma nas redes sociais da internet: o corpo como consumo na sociedade contemporânea. 2015. 117 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: O culto ao corpo e a cultura cibernética são marcas da sociedade contemporânea, caracterizada pela produção desenfreada de imagens e conteúdos relacionados ao universo fitness, gestados na sociedade de consumo. Compreender o sintoma contemporâneo da cultura da boa forma, sobretudo do bodybuilding, em páginas do Facebook foi o objetivo desta pesquisa, realizada em um grupo desta rede social, com análises de postagens textuais, imagens paradas e vídeos (transcritos) compartilhados no grupo, entre os meses de agosto a outubro de 2014, além de quatro entrevistas semi-dirigidas com membros deste grupo. Percebe-se que a cultura da boa forma nas redes socais, enquanto sintoma da sociedade atual, compreende as seguintes características: (1) estimula a proliferação e o compartilhamento de publicações que pressupõem o consumo do/para o corpo, de ideias, de vestuários, de conhecimentos e de comportamentos associados à prática do exercício físico vinculado ao alcance da boa forma, (2) o corpo produz-se por meio de sofrimentos autoimpostos, os quais perpetuam uma insatisfação constante, onde passa a ser, continuamente, uma obra em construção, comparado a um templo ou máquina em potencial, (3) neste contexto a proteína é hipervalorizada em detrimento ao acúmulo de gordura no organismo. Além disso, a alimentação é considerada um tópico de relevo para a prática do esporte, porém, é considerada insuficiente, fazendo-se necessário complementá-la com suplementos, naturais ou não, para alcançar com maior precisão e rapidez às metas traçadas. Compreender os anseios deste comensal é tarefa imprescindível para o nutricionista. Percebe-se que a pesquisa nas redes sociais da internet pode ser um auxiliar nesta tarefa: a relação cultura-internet-corpo desvelase como imbricação privilegiada para compreensão do sintoma contemporâneo da cultura da boa forma. Portanto, destaca-se a necessidade do desenvolvimento de metodologias de pesquisa para este campo.
Abstract: The cult of the body and cyber culture are trademarks of contemporary society, characterized by uncontrolled production of images and content related to the fitness universe, gestated in the consumer society. Understanding the contemporary symptom of the fitness culture, especially bodybuilding, on Facebook pages was the objective of this research, performed in a group of this social network, with analysis of textual posts, still images and videos (transcripts) shared within the group, between the months from August to October 2014 and four semi-structured interviews with members of this group. It is noticed that the fitness culture in social networks, as a symptom of today's society, comprises the following features: (1) stimulates proliferation and publications share that assume consumption to/from the body, ideas, garments, knowledge and behaviors associated with physical exercise linked to the achievement of good form, (2) the body is produced through self-imposed suffering, which perpetuate a constant dissatisfaction, which happens to be continually a work in progress, compared to a temple or potential machine, (3) in this context the protein is hipervalorizada over to fat accumulation in the body. In addition, the power is considered a major topic for the sport, however, is insufficient, making himself to be complemented with supplements, or not, to achieve more accurately and quickly to set targets. Understand the concerns of this dinner is imperative task for the nutritionist. It is felt that research in the social internet networks can be a help in this task: the relationship-internet-body culture is revealed as prime nesting for understanding the contemporary symptom of the fitness culture. Therefore, there is the need to develop research methodologies for this field.
???metadata.dc.description.resumen???: El culto al cuerpo y la cultura cibernética son marcas de la sociedad contemporánea, caracterizada por la producción desenfrenada de imágenes y contenidos relacionados con el universo fitness, creados en la sociedad de consumo. Comprender el síntoma contemporáneo de la cultura del fitness, especialmente del culturismo, en las páginas de Facebook fue el objetivo de esta investigación, realizada en un grupo de esta red social, con análisis de publicaciones textuales, imágenes fijas y videos (transcripciones) compartidos en el grupo, entre los meses de agosto a octubre de 2014, además de cuatro entrevistas semiestructuradas a integrantes de este grupo. Se advierte que la cultura del fitness en las redes sociales, como síntoma de la sociedad actual, comprende las siguientes características: (1) favorece la proliferación y el intercambio de publicaciones que presuponen el consumo de/para el cuerpo, las ideas, la ropa, el conocimiento y comportamientos asociados a la práctica de ejercicio físico ligados a lograr una buena forma, (2) el cuerpo se produce a través del sufrimiento autoimpuesto, que perpetúa una insatisfacción constante, donde se convierte, continuamente, en una obra en construcción, frente a un potencial templo o máquina, (3) en este contexto se sobrevalora la proteína en detrimento de la acumulación de grasa en el organismo. Además, la alimentación se considera un tema relevante para la práctica del deporte, sin embargo, se considera insuficiente, por lo que es necesario complementarla con suplementos, naturales o no, para alcanzar con mayor precisión y rapidez los objetivos marcados. Comprender los deseos de este comensal es una tarea fundamental para el nutricionista. Se advierte que la investigación en las redes sociales de internet puede ser una ayuda en esta tarea: la relación cultura-internet-cuerpo se revela como una imbricación privilegiada para comprender el síntoma contemporáneo de la cultura del fitness. Por lo tanto, se destaca la necesidad de desarrollar metodologías de investigación para este campo.
Keywords: Cultura
Internet
Corpo
Culture
Internet
Body
Cuerpo
???metadata.dc.subject.cnpq???: Nutrição
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9101
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Nutrição - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VÍVIA GOMES DE MEDEIROS - TCC BACHARELADO EM NUTRIÇÃO CES 2015.pdfVívia Gomes de Medeiros - TCC Bacharelado em Nutrição CES 201525.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.