Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9102
Title: A argumentação presente nos gêneros orais e escritos.
Other Titles: The argument present in oral and written genres.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Alnaria Andrade de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Henrique Miguel de Lima.
Keywords: Língua Portuguesa;Texto;Gêneros textuais;Gêneros seminário;Argumentação;Portuguese language;Text;Textual genres;Seminar Genres;Argument
Issue Date: 13-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Alnaria Andrade de. A argumentação presente nos gêneros orais e escritos. 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho discorreu sobre a relevância da argumentação, encontrado nos gêneros orais e escritos, em especial no gênero seminário. Para isso o objetivo geral foi mostrar a importância de trabalhar os elementos de argumentação, presentes no texto, para que cada sujeito possa expor com clareza seus argumentos, pensamentos, como também persuadir seus interlocutores. Utilizamos como embasamento teórico, os PCN (1997-1998-2000), FIORIN (2015), KOCH (19992000- 2002-2008-2013), DOLZ e SCHNEUWLY (2004), entre outros que norteiam a base de estudos. No que se refere à metodologia, é uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, por querer compreender a relevância da argumentação presente no gênero seminário. Como resultado da pesquisa, pudemos constatar a importância da argumentação, como ferramenta que o professor possui, para o desenvolvimento da oralidade e da escrita de seus alunos através do gênero seminário.
Abstract: This work spoke about the relevance of the argumentation, an aspect that find itself in verbal and written genres, mainly in Seminar genre. To this end, the main objective of this study is to show the importance of working the items of argumentation present in the text so that the subject can expose its arguments and thoughts clearly and it can persuade its interlocutors. We used the PCNs (1997-1998-2000), FIORIN (2015), KOCH (1999-2000-2002-2008-2013), DOLZ e SCHNEUWLY (2004) and other thinkers as theoretical basis and all of them were essential for this research. As concerns methodology, it is a bibliographic research with qualitative approach for the understanding about the relevance of the argumentation in Seminar genre. According to the result of the search, we observe the importance of argumentation as an implement of the teacher to the development of orality and writing from its students through the Seminar genre.
Keywords: Língua Portuguesa
Texto
Gêneros textuais
Gêneros seminário
Argumentação
Portuguese language
Text
Textual genres
Seminar Genres
Argument
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9102
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALNARIA ANDRADE DE OLIVEIRA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2018.pdfAlnaria Andrade de Oliveira. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2018.2.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.