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dc.creator.IDMEDEIROS, K. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5294741020134970pt_BR
dc.contributor.advisor1FARIAS, Andrezza Duarte.-
dc.contributor.advisor1IDFARIAS, A. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5972440152792270pt_BR
dc.contributor.referee1DINIZ, Rodrigo Santos.-
dc.contributor.referee2LEAL, Adriana Amorim Farias.-
dc.description.resumoEmbora suas finalidades sejam de prevenção, alívio e cura, os medicamentos podem trazer efeitos indesejáveis e até levar a riscos mais graves. Para monitorar os medicamentos presentes no mercado foi criada a farmacovigilância, uma área que tem por objetivo monitorar, detectar e controlar reações adversas e queixas técnicas de produtos de saúde. Essa prática é executada pelos hospitais sentinelas, uma rede de hospitais de médio e grande porte que atuam na qualificação e segurança desses processos de trabalho e dos produtos, gerando notificações de eventos adversos e queixas técnicas, o que possibilita prestar ações e serviços ao paciente com segurança e garantia da qualidade. A identificação e notificação contribui para o uso racional de medicamentos bem como informar aos profissionais de saúde, na escolha de um melhor tratamento para o paciente. Esse trabalho objetivou quantificar e analisar as notificações do serviço de farmacovigilância realizadas no período de 2010 a 2014 no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), integrante da Rede de Hospitais Sentinela. Para tanto, foi realizado um estudo retrospectivo de caráter quantitativo através do levantamento de dados obtidos em notificações de reações adversas a medicamentos e queixas técnicas. Os resultados foram quantificados em planilhas no Excel®, tratados através de estatística descritiva pelo SPSS e expressos por medidas de tendência central em tabelas. Analisou-se um total de 293 notificações, sendo 222 (75,8%) de queixas técnicas e 71 (24,2%) reações adversas, e como principais resultados obteve-se que 99,1% das notificações eram repassadas à ANVISA, e destas 41,3% enviadas diariamente. A farmácia foi o setor com maior contribuição de notificações (33,1%) e o ano de 2011 foi o de maior registro de notificações (36,2%). A solução cloreto de sódio 0,9% representou o principal produto com notificações em queixa técnica (24,3%) e o medicamento mais desencadeador de reações adversas foi a solução de glicose 5% (11,3%). A quantidade incorreta (31,5%) foi o principal motivo de queixa técnica relatada. Constatou-se que as reações adversas acometeram mais o sexo masculino (54,9%) e os pacientes adultos (46,4%), sendo a via endovenosa a mais frequentes nesses relatos de reações adversas a medicamentos (50,7%). Considerando os resultados apresentados, é importante promover a cultura da notificação espontânea e busca ativa em farmacovigilancia no referido hospital.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFarmacologia Clínicapt_BR
dc.titleFarmacovigilância na prática hospitalar: foco sobre reações adversas a medicamentos e queixas técnicas.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractWhile its goals are prevention, relief and cure, medications can bring side effects and even lead to more serious risks. To monitor medicines on the market pharmacovigilance was created, an area that is designed to monitor, detect and manage adverse reactions and techniques of health products complaints. This practice is performed by sentinel hospitals, a network of medium and large hospitals operating in the qualification and safety of these work processes and products, generating reports of adverse events and technical defects, which enables provide programs and services for patients with safety and quality assurance. The identification and notification contributes to the rational use of drugs and inform health professionals in choosing a best treatment for the patient. This study aimed to quantify and analyze the pharmacovigilance service notifications made in the period 2010 to 2014 at the University Hospital Alcides Carneiro (HUAC), a member of Sentinel Hospitals Network. To this end, we conducted a retrospective study of quantitative character through survey data obtained from reports of adverse drug reactions and technical defects. The results were quantified in the Excel® spreadsheets and treated through descriptive statistics by SPSS and expressed by central tendency measures in tables. It analyzed a total of 293 notifications, with 222 (75.8%) of technical complaints and 71 (24.2%) adverse reactions, and how key findings was obtained that 99.1% of reports were forwarded to ANVISA, and of these 41.3% sent daily. The pharmacy was the sector with the highest contribution of notifications (33.1%) and the year 2011 was the largest registry of notifications (36.2%). A 0.9% sodium chloride represented the major product with notifications for technical defect (24.3%) and more trigger drug side effects was 5% glucose solution (11.3%). The incorrect amount (31.5%) was the main reason reported technical defect. It was found that adverse reactions acometeram more males (54.9%) and adult patients (46.4%), the intravenously to frequently these reports of adverse drug reactions (50.7%). Considering the results presented, it is important to promote a culture of spontaneous reporting and active search for pharmacovigilance in that hospital.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9109-
dc.date.accessioned2019-11-12T18:13:57Z-
dc.date.available2019-11-12-
dc.date.available2019-11-12T18:13:57Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectServiço de Farmácia Hospitalarpt_BR
dc.subjectSegurança do Pacientept_BR
dc.subjectFarmacovigilânciapt_BR
dc.subjectHospital Pharmacy Servicept_BR
dc.subjectPatient Safetypt_BR
dc.subjectPharmacovigilancept_BR
dc.subjectServicio de Farmacia Hospitalaria-
dc.subjectSeguridad del Paciente-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMEDEIROS, Katariny Raquel de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePharmacovigilance in hospital practice: focus on adverse drug reactions and technical complaints.pt_BR
dc.title.alternativeFarmacovigilancia en la práctica hospitalaria: se centra en las reacciones adversas a los medicamentos y las quejas técnicas.-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Katariny Raquel de. Farmacovigilância na prática hospitalar: foco sobre reações adversas a medicamentos e queixas técnicas. 2015. 51fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.pt_BR
dc.description.resumenAunque sus propósitos son la prevención, el alivio y la cura, los medicamentos pueden provocar efectos indeseables e incluso conducir a riesgos más graves. Para el seguimiento de los medicamentos en el mercado se creó la Farmacovigilancia, un área cuyo objetivo es monitorear, detectar y controlar reacciones adversas y quejas técnicas sobre productos sanitarios. Esta práctica es realizada por hospitales centinela, una red de hospitales medianos y grandes que trabajan en la calificación y seguridad de estos procesos y productos de trabajo, generando notificaciones de eventos adversos y quejas técnicas, lo que permite brindar acciones y servicios a los pacientes. con garantía de seguridad y calidad. La identificación y notificación contribuye al uso racional de los medicamentos, además de informar a los profesionales de la salud en la elección de un mejor tratamiento para el paciente. Este estudio tuvo como objetivo cuantificar y analizar las notificaciones del servicio de farmacovigilancia realizadas entre 2010 y 2014 en el Hospital Universitario Alcides Carneiro (HUAC), miembro de la Red de Hospitales de Sentinela. Por lo tanto, se llevó a cabo un estudio retrospectivo de carácter cuantitativo mediante la recopilación de datos obtenidos de notificaciones de reacciones adversas a medicamentos y quejas técnicas. Los resultados fueron cuantificados en hojas de cálculo Excel®, tratados mediante estadística descriptiva por SPSS y expresados ​​mediante medidas de tendencia central en tablas. Se analizaron un total de 293 notificaciones, 222 (75,8%) de quejas técnicas y 71 (24,2%) reacciones adversas, y como principales resultados se encontró que el 99,1% de las notificaciones se remitieron a ANVISA, y de estas el 41,3% se enviaron diariamente. La farmacia fue el sector con mayor contribución de notificaciones (33,1%) y el año 2011 fue el año con mayor número de notificaciones (36,2%). La solución de cloruro de sodio al 0,9% representó el principal producto con notificaciones en quejas técnicas (24,3%) y el fármaco más desencadenante de reacciones adversas fue la solución de glucosa al 5% (11,3%). El monto incorrecto (31,5%) fue el principal motivo de la denuncia técnica denunciada. Se encontró que las reacciones adversas afectaron a más hombres (54,9%) y pacientes adultos (46,4%), siendo la vía intravenosa la más frecuente en estos informes de reacciones adversas a medicamentos (50,7%). Teniendo en cuenta los resultados presentados, es importante promover la cultura de la notificación espontánea y la búsqueda activa en farmacovigilancia en ese hospital.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Farmácia - CES - Monografias

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