Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9113
Title: Gênero entrevista na sala de aula: recurso para o ensino de língua portuguesa.
Other Titles: Interview in the classroom: resource for teaching Portuguese language.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Narralla Karine dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RAMOS, Fátima Maria Elias.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LEITE, Rose Maria.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
Keywords: Ensino de Língua Portuguesa;Livro Didático;Gêneros Textuais;Portuguese Language Teaching;Textbook;Textual Genres
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Narralla Karine dos Santos. Gênero entrevista na sala de aula: recurso para o ensino de língua portuguesa. 2016. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Nas últimas décadas, a investigação acerca dos gêneros textuais ou discursivos esteve presente na agenda de teóricos de diversas áreas do conhecimento, visando aprofundar os saberes acadêmicos sobre esse instrumento tão eficaz para o ensinoaprendizagem das línguas em uma visão sociocomunicativa. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho foi analisar, do ponto de vista teórico-metodológico, como o gênero entrevista é tomado enquanto recurso para as aulas de Língua Portuguesa no 8º ano do Ensino Fundamental II. Na construção deste, optamos por tomar como base teórica – metodológica a noção de gêneros textuais, bem como a realização de uma pesquisa de natureza bibliográfica e qualitativa sobre essa temática. Apoiamo-nos em documentos oficiais a exemplo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), e em autores como: Marcuschi (2008, 2011), Antunes (2009), Biasi-Rodrigues (2008), Schneuwly e Dolz (2004), Carvalho e Delmanto (2012), Hoffnagel (2003), entre outros. Além disso, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica realizada com base nos gêneros textuais. Assim, consideramos importante o ensino de Língua Portuguesa ser mais dinâmico e mais interativo por meio dos gêneros textuais, pois, desse modo, contribuirá para a competência comunicativa dos alunos nos usos efetivos da linguagem em suas diferentes práticas sociais.
Abstract: In recent decades, research on textual or discursive genres attended the theoretical agenda of various areas of knowledge, aiming to deepen academic knowledge about this effective instrument for teaching and learning languages in a social communicative view. In this perspective, the objective of this trabalhofoi analyze the theoretical and methodological point of view, as gender interview is tomadoenquanto resource for Portuguese classes in the 8th grade of elementary school II. We rely on official documents, e.g. the National Curriculum Standards (1998), and authors such as: Marcuschi (2008, 2011), Antunes (2009), Biasi-Rodrigues (2008), Schneuwlly and Dolz (2004), Carvalho and Delmanto (2012), Hoffnegel (2003), among others. In addition, we present a proposal of educational intervention conducted on textual genres. Thus, we consider important that the teaching of Portuguese language is more dynamic and interactive through the genres, because, therefore, it will contribute to the communicative competence of students in the effective use of language in its social practices.
Keywords: Ensino de Língua Portuguesa
Livro Didático
Gêneros Textuais
Portuguese Language Teaching
Textbook
Textual Genres
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9113
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NARRALLA KARINE DOS SANTOS OLIVEIRA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2016.pdfNarrala Karine dos Santos Oliveira. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2016.7.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.