Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9113
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, N. K. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8581312797104073pt_BR
dc.contributor.advisor1RAMOS, Fátima Maria Elias.
dc.contributor.advisor1IDRAMOS, F. M. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1212760421730985pt_BR
dc.contributor.referee1LEITE, Rose Maria.
dc.contributor.referee2SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumoNas últimas décadas, a investigação acerca dos gêneros textuais ou discursivos esteve presente na agenda de teóricos de diversas áreas do conhecimento, visando aprofundar os saberes acadêmicos sobre esse instrumento tão eficaz para o ensinoaprendizagem das línguas em uma visão sociocomunicativa. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho foi analisar, do ponto de vista teórico-metodológico, como o gênero entrevista é tomado enquanto recurso para as aulas de Língua Portuguesa no 8º ano do Ensino Fundamental II. Na construção deste, optamos por tomar como base teórica – metodológica a noção de gêneros textuais, bem como a realização de uma pesquisa de natureza bibliográfica e qualitativa sobre essa temática. Apoiamo-nos em documentos oficiais a exemplo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), e em autores como: Marcuschi (2008, 2011), Antunes (2009), Biasi-Rodrigues (2008), Schneuwly e Dolz (2004), Carvalho e Delmanto (2012), Hoffnagel (2003), entre outros. Além disso, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica realizada com base nos gêneros textuais. Assim, consideramos importante o ensino de Língua Portuguesa ser mais dinâmico e mais interativo por meio dos gêneros textuais, pois, desse modo, contribuirá para a competência comunicativa dos alunos nos usos efetivos da linguagem em suas diferentes práticas sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleGênero entrevista na sala de aula: recurso para o ensino de língua portuguesa.pt_BR
dc.date.issued2016
dc.description.abstractIn recent decades, research on textual or discursive genres attended the theoretical agenda of various areas of knowledge, aiming to deepen academic knowledge about this effective instrument for teaching and learning languages in a social communicative view. In this perspective, the objective of this trabalhofoi analyze the theoretical and methodological point of view, as gender interview is tomadoenquanto resource for Portuguese classes in the 8th grade of elementary school II. We rely on official documents, e.g. the National Curriculum Standards (1998), and authors such as: Marcuschi (2008, 2011), Antunes (2009), Biasi-Rodrigues (2008), Schneuwlly and Dolz (2004), Carvalho and Delmanto (2012), Hoffnegel (2003), among others. In addition, we present a proposal of educational intervention conducted on textual genres. Thus, we consider important that the teaching of Portuguese language is more dynamic and interactive through the genres, because, therefore, it will contribute to the communicative competence of students in the effective use of language in its social practices.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9113
dc.date.accessioned2019-11-12T20:30:35Z
dc.date.available2019-11-12
dc.date.available2019-11-12T20:30:35Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectGêneros Textuaispt_BR
dc.subjectPortuguese Language Teachingpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectTextual Genrespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Narralla Karine dos Santos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInterview in the classroom: resource for teaching Portuguese language.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Narralla Karine dos Santos. Gênero entrevista na sala de aula: recurso para o ensino de língua portuguesa. 2016. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NARRALLA KARINE DOS SANTOS OLIVEIRA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2016.pdfNarrala Karine dos Santos Oliveira. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2016.7.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.