Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9119
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPARNAIBA NETA, M. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0458285788777655pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, A. I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839519539144588pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.description.resumoEsta pesquisa pretende abordar como o entendimento da Língua Portuguesa é de fundamental importância para que tenhamos conhecimento também sobre alguns aspectos de sua história e evolução. Deste modo, o trabalho tem como objetivo geral analisar como o livro didático do sexto ano do ensino fundamental aborda o processo de formação de palavras, na perspectiva histórica da Língua Portuguesa e para chegar a este, como objetivos específicos pretendemos apresentar em linhas gerais o percurso histórico da língua portuguesa, abordar a chegada dos portugueses ao Brasil e suas influências no uso da língua. O trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que tem como base as discussões teóricas que já existem sobre as reflexões da origem e da evolução da História da Língua Portuguesa, bem como do processo de formação de palavras do léxico brasileiro, especialmente a partir da análise do livro didático de Língua Portuguesa do sexto ano do ensino fundamental. Como aporte teórico usamos: Assis (s/d), Teyssier (2001), entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetra - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleO processo de formação de palavras numa perspectiva histórica: uma proposta de estudo do livro didático de língua portuguesa do 6° ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2018-12-18
dc.description.abstractThis research intends to approach how the comprehension of the Portuguese Language has a fundamental significance in order that we can also know about some aspects of its history and evolution. The work initially started from a qualitative bibliographical research based on the theoretical discussions that was already brought up about the origin and evolution of the History of the Portuguese Language, as well as the word formation process of the brazilian lexicon, especially through the analysis of the Portuguese Language textbook from the sixth year of elementary school. The work initially started from a qualitative bibliographical research based on the theoretical discussions that was already brought up about the origin and evolution of the History of the Portuguese Language, as well as the word formation process of the brazilian lexicon, especially through the analysis of the Portuguese Language textbook from the sixth year of elementary school. The theoretical contributions that we used as support were: Assis (s / d), Teyssier (2001) and others.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9119
dc.date.accessioned2019-11-12T22:21:55Z
dc.date.available2019-11-12
dc.date.available2019-11-12T22:21:55Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa – história e evoluçãopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectFormação de palavraspt_BR
dc.subjectPortuguese language - History and Evolutionpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectWord Formationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPARNAÍBA NETA, Maria das Graças.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe process of word formation in a historical perspective: a study proposal of the Portuguese language textbook of the 6th year of the elementary School.pt_BR
dc.identifier.citationPARNAÍBA NETA, Maria das Graças. O processo de formação de palavras numa perspectiva histórica: uma proposta de estudo do livro didático de língua portuguesa do 6° ano do ensino fundamental. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DAS GRAÇAS PARNAÍBA NETA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2018.pdfMaria das Graças Parnaíba Neta. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2018.883.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.