Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/912
Title: Caracterização do perfil profissional e percepção sobre a formação de egressos de Design - UFCG: uma avaliação do ensino.
Other Titles: Characterization of the professional profile and perception about the formation of graduates of Design - UFCG: an evaluation of the teaching.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Laíla Alves Marinho.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LUCENA, Luiz Felipe de Almeida.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RIBEIRO, Vinícius Gadis.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Denise Lino de.
Keywords: Profissional de Design;Egressos de Design UFCG;Avaliação do ensino;Perfil Profissional - Design;Estudo de percepção;Professional Profile - design;Graduates design
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Laíla Alves Marinho. Caracterização do perfil profissional e percepção sobre a formação de egressos de Design - UFCG: uma avaliação do ensino. 2016. 165f. (Dissertação de Mestrado em Design), Programa de Pós-graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa procurou identificar o perfil profissional dos egressos do curso de Design da Universidade Federal de Campina Grande, que se formaram entre os anos de 2005 a 2014, submetidos ao Projeto Político Pedagógico implantado no ano de 2001. Além disso, buscou analisar a percepção destes sobre a formação recebida. O estudo possuiu enfoque misto e caracterizou-se como Exploratório Sequencial de caráter comparativo, o qual constituiu-se de uma primeira fase de pesquisa qualitativa sobre temas importantes para o estudo, permitindo a construção de uma base de dados para a elaboração do instrumento de pesquisa da segunda fase. Esta, por sua vez, caracterizou-se como uma survey, na qual foram coletados dados quantitativos por meio de um questionário autoadministrado à amostra via internet, resultando em uma taxa de respondentes de 72%. Dentre as principais inferências, destaca-se a identificação de um maior número de atividades exercidas em atividades não ligadas à área de formação, como o design gráfico e o design de interiores, em detrimento daquelas ligadas à área do design de produto. Observou-se que existe uma incompatibilidade entre algumas das áreas abordadas no curso e as principais áreas exercidas pelos egressos, ou seja, uma incompatibilidade entre a vocação do curso e a vocação produtiva local, visto que a grande maioria dos egressos exerceu suas atividades profissionais na Paraíba. Identificaram-se ainda as práticas pedagógicas dos docentes, a pouca aplicação dos projetos à realidade regional, a pouca interação com o mercado de trabalho e a pouca interdisciplinaridade no curso como alguns de seus principais pontos fracos. Contudo, de forma geral, os egressos acreditam que a graduação foi satisfatória para o exercício de suas atividades profissionais.
Keywords: Profissional de Design
Egressos de Design UFCG
Avaliação do ensino
Perfil Profissional - Design
Estudo de percepção
Professional Profile - design
Graduates design
???metadata.dc.subject.cnpq???: Design
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/912
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAÍLA ALVES MARINHO DANTAS - DISSERTAÇÃO PPGDesign 2016..pdfLaíla Alves Marinho Dantas - Dissertação PPGDesign 2016.6.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.