Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/912
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDANTAS, L. A. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5089909006847577pt_BR
dc.contributor.advisor1LUCENA, Luiz Felipe de Almeida.-
dc.contributor.advisor1IDLUCENA, L. F. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1440845732483551pt_BR
dc.contributor.referee1RIBEIRO, Vinícius Gadis.-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Denise Lino de.-
dc.description.resumoA pesquisa procurou identificar o perfil profissional dos egressos do curso de Design da Universidade Federal de Campina Grande, que se formaram entre os anos de 2005 a 2014, submetidos ao Projeto Político Pedagógico implantado no ano de 2001. Além disso, buscou analisar a percepção destes sobre a formação recebida. O estudo possuiu enfoque misto e caracterizou-se como Exploratório Sequencial de caráter comparativo, o qual constituiu-se de uma primeira fase de pesquisa qualitativa sobre temas importantes para o estudo, permitindo a construção de uma base de dados para a elaboração do instrumento de pesquisa da segunda fase. Esta, por sua vez, caracterizou-se como uma survey, na qual foram coletados dados quantitativos por meio de um questionário autoadministrado à amostra via internet, resultando em uma taxa de respondentes de 72%. Dentre as principais inferências, destaca-se a identificação de um maior número de atividades exercidas em atividades não ligadas à área de formação, como o design gráfico e o design de interiores, em detrimento daquelas ligadas à área do design de produto. Observou-se que existe uma incompatibilidade entre algumas das áreas abordadas no curso e as principais áreas exercidas pelos egressos, ou seja, uma incompatibilidade entre a vocação do curso e a vocação produtiva local, visto que a grande maioria dos egressos exerceu suas atividades profissionais na Paraíba. Identificaram-se ainda as práticas pedagógicas dos docentes, a pouca aplicação dos projetos à realidade regional, a pouca interação com o mercado de trabalho e a pouca interdisciplinaridade no curso como alguns de seus principais pontos fracos. Contudo, de forma geral, os egressos acreditam que a graduação foi satisfatória para o exercício de suas atividades profissionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDesignpt_BR
dc.titleCaracterização do perfil profissional e percepção sobre a formação de egressos de Design - UFCG: uma avaliação do ensino.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThis research aimed to identify the professional profile of Design graduates at Federal University of Campina Grande, who earned their degrees between 2005 and 2014, under the pedagogic political project inaugurated in 2001. Moreover, it sought to analyze the perception of those graduates on the education received. Accordingly, this sequential exploratory study under a comparative perspective adopted a mixed focus and was accomplished in two phases. The first one consisted of a qualitative research on relevant issues to the study, which allowed the construction of a database for the development of the research instrument to the following phase. The second one utilized a survey to collect quantitative data using a self-administered questionnaire via the Internet, resulting in a respondent rate of 72%. Among the leading conclusions, it is stressed the identification of a greater number of activities carried out in jobs not connected to their former area of education, such as graphic design and interior design. Inaddition, there is an incompatibility between some of the areas covered in the course and the main areas performed by the graduates, unveiling a mismatch between the vocation of the course and the local productive vocation, as the vast majority of graduates worked in Paraíba. Finally, this research also brought to light the pedagogical practice of teachers, the poor application of projects to the regional reality, the little interaction with the job market and thelittle interdisciplinarity in the course as some of its major weaknesses. Nonetheless, graduates believe that, in general, their course was satisfactory to their professional practice.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/912-
dc.date.accessioned2018-06-10T17:50:01Z-
dc.date.available2018-06-10-
dc.date.available2018-06-10T17:50:01Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectProfissional de Designpt_BR
dc.subjectEgressos de Design UFCGpt_BR
dc.subjectAvaliação do ensinopt_BR
dc.subjectPerfil Profissional - Designpt_BR
dc.subjectEstudo de percepçãopt_BR
dc.subjectProfessional Profile - designpt_BR
dc.subjectGraduates designpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Laíla Alves Marinho.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCharacterization of the professional profile and perception about the formation of graduates of Design - UFCG: an evaluation of the teaching.pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Laíla Alves Marinho. Caracterização do perfil profissional e percepção sobre a formação de egressos de Design - UFCG: uma avaliação do ensino. 2016. 165f. (Dissertação de Mestrado em Design), Programa de Pós-graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAÍLA ALVES MARINHO DANTAS - DISSERTAÇÃO PPGDesign 2016..pdfLaíla Alves Marinho Dantas - Dissertação PPGDesign 2016.6.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.