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Title: Avaliação semântica do design de interfaces humano-computador em jogos digitais fundamentada em uma abordagem multimétodos.
Other Titles: Semantic evaluation of human-computer interfaces design in digital games based on a multi-method approach.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Daniel Leite.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: QUEIROZ, José Eustáquio Rangel de.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: MEDEIROS, Wellington Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Itamar Ferreira da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NEVES, André Menezes Marques das.
Keywords: Design - jogos digitais;Usabilidade avaliação - jogos digitais;Interface humano-computador;Avaliação semântica de design;Design de interfaces;Abordagem multimétodos;Digital games;Usability Evaluation;Human-Computer Interface
Issue Date: 30-Jun-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Daniel Leite. Avaliação semântica do design de interfaces humano-computador em jogos digitais fundamentada em uma abordagem multimétodos. 2017. 221f. (Dissertação de Mestrado em Design), Programa de Pós-graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O propósito da presente pesquisa foi conceber e parametrizar uma abordagem de avaliação semântica de aspectos visuais e de design de interfaces humano-computador de jogos digitais, incorporando-a à abordagem metodológica multimétodos concebida por Queiroz (2001). A proposição da instância da referida abordagem a jogos digitais justifica-se a partir das particularidades contextuais desta categoria de aplicações de software, em relação a outras categorias, principalmente no que concerne à motivação de uso, sendo necessários processos de avaliação da usabilidade que considerem suas especificidades. A pesquisa também se justifica por expandir o escopo da abordagem original, considerando, além dos aspectos sintáticos, os aspectos de significado e de compreensão. A abordagem foi validada a partir de um estudo de caso, envolvendo o jogo digital Hearthstone: Heroes of Warcraft, no qual se investigou o impacto da inclusão da componente semântica ao processo de avaliação. Assim sendo, foram realizados dois experimentos, com 30 usuários cada. No primeiro grupo, considerou-se unicamente a componente sintática de avaliação, composta por: (i) avaliação heurística, (ii) mensuração do desempenho de uso e (iii) satisfação subjetiva do usuário. No segundo grupo, a componente semântica de avaliação foi incorporada à abordagem multimetodológica. O método de pesquisa foi misto, visando à coleta de dados de natureza qualitativa e quantitativa, sob uma premissa teóricopragmática. O confronto dos resultados obtidos a partir dos quatro diferentes enfoques considerados permitiu inferir impactos e contribuições positivas da integração da componente semântica à abordagem original, o que possibilita tornar mais abrangente e robusto o processo de avaliação da usabilidade da interface considerada
Keywords: Design - jogos digitais
Usabilidade avaliação - jogos digitais
Interface humano-computador
Avaliação semântica de design
Design de interfaces
Abordagem multimétodos
Digital games
Usability Evaluation
Human-Computer Interface
???metadata.dc.subject.cnpq???: Design
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/913
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