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Title: Atividades educativas promovendo o empoderamento e protagonismo de adolescentes estudantes de uma escola municipal de Cuité-PB.
Other Titles: Educational activities promoting the empowerment and protagonism of adolescent students of a municipal school in Cuité-PB.
Actividades educativas que promueven el empoderamiento y el protagonismo de los adolescentes estudiantes de una escuela municipal de Cuité-PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Alaíde Amanda da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARDOSO, Vanille Valério Barbosa Pessoa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Michelle Cristine Medeiros da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Kamyla Félix Oliveira dos.
Keywords: Adolescentes;Atividades educativas;Empoderamento;Direitos Humanos;Estatuto da Criança e do Adolescente;Adolescents;Educational activities;Empowerment;Human Rights;Child and Adolescent Statute;Derechos Humanos;Estatuto de la Niñez y la Adolescencia
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Alaíde Amanda da. Atividades educativas promovendo o empoderamento e protagonismo de adolescentes estudantes de uma escola municipal de Cuité-PB. 2015. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: A adolescência constitui um processo fundamentalmente biológico, durante o qual se acelera o desenvolvimento cognitivo e a estruturação da personalidade, abrangendo as idades de 10 a 19 anos, divididas nas etapas de pré-adolescência (dos 10 aos 14 anos) e de adolescência propriamente dita (de 15 a 19 anos), constituindo uma fase de intensas mudanças e transformações, na qual a falta de informações, bem como o desconhecimento do que se tem direito pode desenvolver um processo de risco e fragilidade. Nesta perspectiva, há a necessidade do desenvolvimento de atividades educativas dinâmicas e que interajam com os adolescentes. Assim, o presente estudo trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, na qual consistiu no desenvolvimento de atividades educativas com adolescentes estudantes de uma escola municipal na cidade de Cuité, no estado da Paraíba, com o intuito de promover o protagonismo e empoderamento dos estudantes. As temáticas trabalhadas foram voltadas principalmente para os direitos humanos, cidadania e Estatuto da Criança e do Adolescente e as atividades aconteceram com frequência quinzenal nos turnos da manhã e da tarde com duas turmas do 9º ano e com um total de 54 adolescentes. Para a coleta dos dados utilizou-se três instrumentos, um questionário com fins descritivos, a observação participante e uma entrevista semi- dirigida. Os resultados obtidos a partir do questionário aplicado no início das atividades demonstraram que a maioria dos adolescentes não possuía o conhecimento necessário em relação a cidadania e direitos humanos e após o período no qual ocorreu o desenvolvimento das atividades, foi perceptível a importância da utilização de metodologias participativas e de atividades lúdicas e dinâmicas para efetividade da apreensão dos conhecimentos por parte dos estudantes. A aplicação da entrevista semi-dirigida, ao final das atividades, demonstrou que os adolescentes haviam se empoderado em relação aos seus direitos, bem como expressaram formas de exercer sua cidadania, destacando a importância de lutar por melhores condições de vida. Neste sentido, o desenvolvimento do presente estudo demonstrou a necessidade de atividades voltadas para difusão dos direitos humanos, em especial do Estatuto da Criança e do Adolescente para o público jovem, com o intuito de possibilitar uma mudança de pensamento e a formação de uma postura crítica.
Abstract: Adolescence is a fundamentally biological process during which accelerates cognitive development and the structuring of personality, including the ages of 10 to 19 years, divided into the following steps: pre-adolescence (10 to 14 years) and adolescence itself (15-19 years), constituting a phase of intense change and transformation, in which the lack of information and the knowledge of what you are entitled can develop a process of risk and fragility. In this perspective, there the need to develop dynamic educational activities and that interact with adolescents, aiming to spread awareness on human rights and citizenship. Thus, the present study matches a field research with qualitative approach, in which consisted development of educational activities among students from a public school in the city of Cuité in the state of Paraíba, in order to promote the protagonism and empowerment of students. The worked themes were aimed mainly human rights, citizenship and the Child and Adolescent, the activities took place with fortnightly frequency in the morning and afternoon shifts, with two classes of 9th year and with a total of 54 teenage. To collect the data, we used three instruments, a questionnaire with descriptive purposes, participant observation and semi-directed interview. The results from the questionnaire at the beginning of the activities showed that most teenagers did not have the knowledge necessary about citizenship and human rights and after the period in which occurred the development of activities, was noticeable the importance of using participatory and playful methodologies and dynamic activities for effectiveness of the seizure of knowledge by students. The application of semi-structured interview, by the end of activities, showed that adolescents had empowered in relation to their rights and expressed how to exercise their citizenship, highlighting the importance of fighting for better living conditions. In this sense, the development of this study demonstrated the need for further activities to disseminate human rights, in particular the Statute of Children and Adolescents for young audiences, in order to enable a change of thought and the formation of a critical stance.
???metadata.dc.description.resumen???: La adolescencia es un proceso fundamentalmente biológico, durante el cual se acelera el desarrollo cognitivo y la estructuración de la personalidad, abarcando las edades de 10 a 19 años, divididas en las etapas de preadolescencia (de 10 a 14 años) y adolescencia propiamente dicha (de 15 a 19 años). años), constituyendo una fase de intensos cambios y transformaciones, en la que la falta de información, así como el desconocimiento de a qué se tiene derecho, puede desarrollar un proceso de riesgo y fragilidad. En esta perspectiva, existe la necesidad de desarrollar actividades educativas dinámicas que interactúen con los adolescentes. Por lo tanto, el presente estudio es una investigación de campo con enfoque cualitativo, que consistió en el desarrollo de actividades educativas con adolescentes estudiantes de una escuela municipal en la ciudad de Cuité, en el estado de Paraíba, con el fin de promover el protagonismo y el empoderamiento de los estudiantes. . Los temas trabajados estuvieron enfocados principalmente a los derechos humanos, la ciudadanía y el Estatuto del Niño y del Adolescente y las actividades se desarrollaron quincenalmente en los turnos matutino y vespertino con dos clases de 9º grado y un total de 54 adolescentes. Para la recolección de datos se utilizaron tres instrumentos, un cuestionario con fines descriptivos, la observación participante y una entrevista semidirigida. Los resultados obtenidos del cuestionario aplicado al inicio de las actividades mostraron que la mayoría de los adolescentes no tenían los conocimientos necesarios en relación a la ciudadanía y los derechos humanos y luego del período en el que se desarrolló el desarrollo de las actividades se notó la importancia de utilizar metodologías. .actividades participativas y lúdicas y dinámicas para la eficacia de la aprehensión del conocimiento de los estudiantes. La aplicación de la entrevista semiestructurada, al final de las actividades, mostró que los adolescentes se habían empoderado en relación a sus derechos, así como expresaron formas de ejercer su ciudadanía, destacando la importancia de luchar por mejores condiciones de vida. En ese sentido, el desarrollo del presente estudio demostró la necesidad de actividades encaminadas a la difusión de los derechos humanos, en especial del Estatuto de la Niñez y la Adolescencia para el público joven, a fin de viabilizar un cambio de pensamiento y la formación de una postura crítica.
Keywords: Adolescentes
Atividades educativas
Empoderamento
Direitos Humanos
Estatuto da Criança e do Adolescente
Adolescents
Educational activities
Empowerment
Human Rights
Child and Adolescent Statute
Derechos Humanos
Estatuto de la Niñez y la Adolescencia
???metadata.dc.subject.cnpq???: Nutrição
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9132
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