Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9134
Title: Análise do adjetivo no livro didático do 6º ano do ensino fundamental.
Other Titles: Analysis of the adjective in the textbook of the 6th grade of elementary school.
???metadata.dc.creator???: QUEIROZ, Anamízia Soares de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES , Maria Adriana Leite.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Abdoral Inácio da.
Keywords: Livro didático;Adjetivo;Classificação dos vocábulos;Ensino fundamental;Textbook;Adjective;Classification of Words;Elementary School
Issue Date: 19-Apr-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: QUEIROZ, Anamízia Soares de. Análise do adjetivo no livro didático do 6º ano do ensino fundamental. 2017. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O Livro Didático (LD) é um documento muito importante para a formação discente, uma vez que é o material adotado para o ensino e, quase sempre, o único material usado pelo professor. Este estudo tem como objetivo analisar o tratamento dado pelo livro didático do 6 o ano do Ensino Fundamental Vontade de saber português ao nome adjetivo. Para tanto, discorremos sobre o nome adjetivo a partir dos postulados de Câmara Jr. e outros autores; verificamos a presença do adjetivo no livro didático; e descrevemos como o adjetivo é trabalhado no livro didático selecionado como corpus. Nessa direção, nos fundamentamos nas reflexões de Câ- mara Jr. (2011), sem desconsiderar autores que comungam da mesma perspectiva estruturalis- ta. Do universo de quatro livros da coleção Vontade de saber português, selecionamos como corpus o LD do 6º ano. Trata-se de uma pesquisa documental, de natureza quanti-qualitativa. Com base na investigação, chegamos ao resultado de que apenas 7% das atividades do LD analisado trabalham com o nome adjetivo enquanto 93% trabalham outros aspectos linguísti- cos. Esses 7% analisados trabalham com o nome adjetivo, utilizando os critérios de classifica- ção dos vocábulos adotados especialmente por Câmara Jr. (2011), considerando recursos e estratégias significativas para o aprendizado.
Abstract: The textbook is a very important document to the student's formation, once it is the teaching material chosen and is often the only material used by the teacher. This work has its main ob- jective to analyze the treatment given by the textbook of the 6º grade Vontade de saber portu- guês of the Elementary School to the word adjective. Therefore, it is explained about the name adjective starting from the postulate of Jr. Câmara Jr. as well as other authors, we were able to verify the presence of the adjective in the textbook and described how the adjective is elaborated in the textbook selected as the corpus. In this direction, in the fundaments of Câmara Jr. (2011), without desconsidering authors that share the same structuralist perspec- tive. Between the collection Vontade de saber português, made of four books, the selected corpus of our research is the textbook of the 6th grade. This work is about the documentary research of a quantitative-qualitative nature. Based on the investigation, the conclusion is that only 7% of the textbook activities operate with the adjective, while 93% focus on other grammatical aspects. These 7% analyzed handle the name adjective, utilizing the criteria of vocable classification adopted especially by Câmara Jr. (2011) embracing significate re- sources and strategies significant to the learning.
Keywords: Livro didático
Adjetivo
Classificação dos vocábulos
Ensino fundamental
Textbook
Adjective
Classification of Words
Elementary School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9134
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANAMÍZIA SOARES DE QUEIROZ. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2017.pdfAnamízia Soares de Queiroz. TCC. Licenciatura em Letras -Língua Portuguesa. 2017.1.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.