Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9134
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDQUEIROZ, A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2132357644956807pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1IDLIMA, Maria Nazareth de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES , Maria Adriana Leite.
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumoO Livro Didático (LD) é um documento muito importante para a formação discente, uma vez que é o material adotado para o ensino e, quase sempre, o único material usado pelo professor. Este estudo tem como objetivo analisar o tratamento dado pelo livro didático do 6 o ano do Ensino Fundamental Vontade de saber português ao nome adjetivo. Para tanto, discorremos sobre o nome adjetivo a partir dos postulados de Câmara Jr. e outros autores; verificamos a presença do adjetivo no livro didático; e descrevemos como o adjetivo é trabalhado no livro didático selecionado como corpus. Nessa direção, nos fundamentamos nas reflexões de Câ- mara Jr. (2011), sem desconsiderar autores que comungam da mesma perspectiva estruturalis- ta. Do universo de quatro livros da coleção Vontade de saber português, selecionamos como corpus o LD do 6º ano. Trata-se de uma pesquisa documental, de natureza quanti-qualitativa. Com base na investigação, chegamos ao resultado de que apenas 7% das atividades do LD analisado trabalham com o nome adjetivo enquanto 93% trabalham outros aspectos linguísti- cos. Esses 7% analisados trabalham com o nome adjetivo, utilizando os critérios de classifica- ção dos vocábulos adotados especialmente por Câmara Jr. (2011), considerando recursos e estratégias significativas para o aprendizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleAnálise do adjetivo no livro didático do 6º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2017-04-19
dc.description.abstractThe textbook is a very important document to the student's formation, once it is the teaching material chosen and is often the only material used by the teacher. This work has its main ob- jective to analyze the treatment given by the textbook of the 6º grade Vontade de saber portu- guês of the Elementary School to the word adjective. Therefore, it is explained about the name adjective starting from the postulate of Jr. Câmara Jr. as well as other authors, we were able to verify the presence of the adjective in the textbook and described how the adjective is elaborated in the textbook selected as the corpus. In this direction, in the fundaments of Câmara Jr. (2011), without desconsidering authors that share the same structuralist perspec- tive. Between the collection Vontade de saber português, made of four books, the selected corpus of our research is the textbook of the 6th grade. This work is about the documentary research of a quantitative-qualitative nature. Based on the investigation, the conclusion is that only 7% of the textbook activities operate with the adjective, while 93% focus on other grammatical aspects. These 7% analyzed handle the name adjective, utilizing the criteria of vocable classification adopted especially by Câmara Jr. (2011) embracing significate re- sources and strategies significant to the learning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9134
dc.date.accessioned2019-11-13T11:20:06Z
dc.date.available2019-11-13
dc.date.available2019-11-13T11:20:06Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectAdjetivopt_BR
dc.subjectClassificação dos vocábulospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectAdjectivept_BR
dc.subjectClassification of Wordspt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUEIROZ, Anamízia Soares de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the adjective in the textbook of the 6th grade of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationQUEIROZ, Anamízia Soares de. Análise do adjetivo no livro didático do 6º ano do ensino fundamental. 2017. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANAMÍZIA SOARES DE QUEIROZ. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2017.pdfAnamízia Soares de Queiroz. TCC. Licenciatura em Letras -Língua Portuguesa. 2017.1.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.