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dc.creator.IDCOSTA, D. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1801542196217476pt_BR
dc.contributor.advisor1QUEIROZ, José Eustáquio Rangel de.-
dc.contributor.advisor1IDQUEIROZ, J. E. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1354871864610613pt_BR
dc.contributor.advisor2MEDEIROS, Wellington Gomes de.-
dc.contributor.advisor2IDMEDEIROS, W. G.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6396433371553145pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Itamar Ferreira da.-
dc.contributor.referee2NEVES, André Menezes Marques das.-
dc.description.resumoO propósito da presente pesquisa foi conceber e parametrizar uma abordagem de avaliação semântica de aspectos visuais e de design de interfaces humano-computador de jogos digitais, incorporando-a à abordagem metodológica multimétodos concebida por Queiroz (2001). A proposição da instância da referida abordagem a jogos digitais justifica-se a partir das particularidades contextuais desta categoria de aplicações de software, em relação a outras categorias, principalmente no que concerne à motivação de uso, sendo necessários processos de avaliação da usabilidade que considerem suas especificidades. A pesquisa também se justifica por expandir o escopo da abordagem original, considerando, além dos aspectos sintáticos, os aspectos de significado e de compreensão. A abordagem foi validada a partir de um estudo de caso, envolvendo o jogo digital Hearthstone: Heroes of Warcraft, no qual se investigou o impacto da inclusão da componente semântica ao processo de avaliação. Assim sendo, foram realizados dois experimentos, com 30 usuários cada. No primeiro grupo, considerou-se unicamente a componente sintática de avaliação, composta por: (i) avaliação heurística, (ii) mensuração do desempenho de uso e (iii) satisfação subjetiva do usuário. No segundo grupo, a componente semântica de avaliação foi incorporada à abordagem multimetodológica. O método de pesquisa foi misto, visando à coleta de dados de natureza qualitativa e quantitativa, sob uma premissa teóricopragmática. O confronto dos resultados obtidos a partir dos quatro diferentes enfoques considerados permitiu inferir impactos e contribuições positivas da integração da componente semântica à abordagem original, o que possibilita tornar mais abrangente e robusto o processo de avaliação da usabilidade da interface consideradapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDesignpt_BR
dc.titleAvaliação semântica do design de interfaces humano-computador em jogos digitais fundamentada em uma abordagem multimétodos.pt_BR
dc.date.issued2017-06-30-
dc.description.abstractThe purpose of this research was double fold: (i) conceiving and parameterizing a semantic approach for evaluating visual and design aspects of human-computer interfaces of digital games; (ii) integrating it into the multi-method approach conceived by Queiroz (2001). Such a research effort can be justified by the contextual particularities of this software application category with regard to other ones, mainly in what concerns use motivation and, the consequent need for a specific usability evaluation approach. The research is also justified by expanding the scope of the original approach, considering, in addition to the syntactic aspects, the aspects of meaning and understanding. The approach was validated from a case study, involving the digital game Hearthstone: Heroes of Warcraft, in which the impact of the inclusion of the semantic component on the evaluation process was investigated. Thus, two experiments were performed, with 30 users each. In the first group, only the syntactic component of evaluation was considered, consisting of: (i) heuristic evaluation, (ii) measurement of performance of use and (iii) subjective satisfaction of the user. In the second group, the semantic component of evaluation was incorporated into the multi-method approach. The research method was mixed, aiming at the collection of data of a qualitative and quantitative nature, under a theoretical-pragmatic premise. The comparison of the results obtained by the considered evaluation strategies revealed positive impacts and contributions of and including semantic aspects to the original approach. This makes it possible to enrich the usability evaluation process of a game interface, by producing complementary and more robust results.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/913-
dc.date.accessioned2018-06-10T18:11:13Z-
dc.date.available2018-06-10-
dc.date.available2018-06-10T18:11:13Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectDesign - jogos digitaispt_BR
dc.subjectUsabilidade avaliação - jogos digitaispt_BR
dc.subjectInterface humano-computadorpt_BR
dc.subjectAvaliação semântica de designpt_BR
dc.subjectDesign de interfacespt_BR
dc.subjectAbordagem multimétodospt_BR
dc.subjectDigital gamespt_BR
dc.subjectUsability Evaluationpt_BR
dc.subjectHuman-Computer Interfacept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Daniel Leite.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSemantic evaluation of human-computer interfaces design in digital games based on a multi-method approach.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Daniel Leite. Avaliação semântica do design de interfaces humano-computador em jogos digitais fundamentada em uma abordagem multimétodos. 2017. 221f. (Dissertação de Mestrado em Design), Programa de Pós-graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Design

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DANIEL LEITE COSTA - DISSERTAÇÃO PPGDsign 2017..pdfDanielo Leite Costa - Dissertação PPGDesign 2017.8.09 MBAdobe PDFView/Open


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