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Title: Gestão do Design em empresas do setor 2,5: análise do processo de design de artefatos em negócios de impacto a partir da abordagem Design Thinking.
Other Titles: Design managment in hybrid organizations: an artifacts's design process analysis in social business throught Design Thinking.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Lamunyel Luis de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Itamar Ferreira da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: TORRES, Pablo Marcel de Arruda.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Verônica Macário de.
Keywords: Gestão do design;Processo de design;Design de artefatos;Abordagem Design Thinking;Setor 2,5;Design management;Design process;Hybrid organizations
Issue Date: 26-Jul-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Lamunyel Luis de. Gestão do design em empresas do setor 2,5: análise do Processo de Design de artefatos em Negócios de Impacto a partir da abordagem Design Thinking. 2017. 192f. (Dissertação de Mestrado em Design), Programa de Pós-graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo teve como objetivo analisar o Processo de Design de artefatos projetados por Negócios de Impacto a partir das fases projetuais da abordagem Design Thinking, no intuito de caracterizar como se dá o processo de desenvolvimento de produtos, serviços e artefatos digitais em Empresas do Setor 2,5 (dois e meio). Com abordagem qualitativa e finalidade exploratória e descritiva, esta pesquisa foi realizada por meio de estudos de casos múltiplos, os quais foram suportados por levantamento bibliográfico e documental. Para isso, desenvolveu-se um framework do processo de Design Thinking, composto por 6 (seis) fases: Contexto, Empatia, Insights, Ideias, Protótipos e Artefatos. A elaboração deste modelo de referência teve como fundamento 8 (oito) processos, publicados entre os anos de 2007 e 2014. A amostra investigada foi composta por 5 (cinco) Negócios de Impacto, os quais foram identificados, mapeados e selecionados de acordo com os critérios delimitados neste trabalho. Os dados foram coletados virtualmente em 3 (três) etapas, por meio de 2 (dois) questionários publicados no Formulários do Google, entrevistas semiestruturadas realizadas via Skype™ e levantamento documental e bibliográfico sobre cada negócio. Os instrumentos utilizados nesta pesquisa foram apreciados e aprovados pelo Comité de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC/UFCG), tendo como Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) o registro n° 63084316.7.0000.5182. Os dados obtidos foram registrados, organizados e categorizados com o suporte dos softwares MP3 Skype Recorder v.4.29 e Microsoft® Groove, Word® e Excel®, assim como foram transcritos, revisados, codificados e interpretados à luz da abordagem de Creswell (2010) para estudos qualitativos. Como resultados, viu-se que cada negócio possui uma configuração processual bastante singular, influenciada pelas particularidades do projeto, pela cultura organizacional e experiência da empresa, bem como pelo repertório, expertises e aporte metodológico da equipe. Assim como o Design Thinking, o processo projetual nos Negócios de Impacto se caracteriza principalmente pelo foco no ser humano, pela colaboração multidisciplinar e pela experimentação de soluções. Isto posto, concluiu-se que o Processo de Design de Artefatos em Negócios de Impacto não somente se assemelha com o Design Thinking, mas que este é também utilizado deliberadamente como metodologia projetual pela maioria dos empreendimentos investigados. Ademais, viu-se que algumas de suas características se revelam difusas, em maior ou menor intensidade, de maneira consciente ou não intencional, entre os estágios projetuais das empresas pesquisadas, até mesmo naquelas que não utilizam o pensamento de design como método ou que não possuem um processo metodológico mais rigoroso.
Keywords: Gestão do design
Processo de design
Design de artefatos
Abordagem Design Thinking
Setor 2,5
Design management
Design process
Hybrid organizations
???metadata.dc.subject.cnpq???: Design
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/914
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