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dc.creator.IDPEREIRA, M. A. B. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0064276509802003pt_BR
dc.contributor.advisor1MELO, Clóvis Alberto Vieira de.-
dc.contributor.advisor1IDMELO, C. A. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4188164925943585pt_BR
dc.contributor.referee1TAROUCO, Gabriela.-
dc.contributor.referee2COSTA, Saulo Felipe.-
dc.description.resumoEsta dissertação teve como objetivo examinar a existência de influência no resultado eleitoral legislativo estadual concernente aos mais variados gastos relacionados ao Marketing Eleitoral e averiguar se sua importância no sucesso eleitoral dos candidatos é relevante ao ponto de ser estudado pela Ciência Política. Testando se esses gastos são influenciadores em uma eleição e se os candidatos que gastam mais em Marketing Político e Eleitoral tem maior proximidade do quociente eleitoral e se logram êxito nas eleições. Verificando o percentual do marketing nos custos de uma campanha eleitoral e, por conseguinte qual o padrão dos gastos em comunicação feitos e declarados pelos candidatos. Usando como unidade de análise os candidatos a deputados estaduais na eleição de 2018 em todo o País. Para tanto foi feita uma revisão bibliográfica na Comunicação Social, no Marketing, no Direito e na Ciência Política, e desaguando num teste estatístico para tentar confirmar a hipótese de que quanto mais recurso alocado para comunicação, publicidade e marketing maior será a possibilidade de sucesso eleitoral, utilizando para isso dados secundários originados do Tribunal Superior Eleitoral. Os resultados obtidos pela pesquisa identificaram influência do Marketing Eleitoral sobre as variáveis selecionadas, confirmando as expectativas teóricas do modelo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência Políticapt_BR
dc.titleMarketing e sucesso eleitoral de deputados estaduais no Brasil.pt_BR
dc.date.issued2019-08-22-
dc.description.abstractThis dissertation aimed to examine the existence of influence on the state legislative electoral result concerning the various expenses related to Electoral Marketing and to determine if its importance in the electoral success of candidates is relevant to the point of being studied by Political Science. Testing whether these expenditures are determinant in an election and whether the candidates who spend the most on political and electoral marketing are closer to the electoral quotient. Checking the percentage of marketing in the costs of an election campaign and therefore what is the pattern of communication spending made and declared by candidates. Using as a unit of analysis the election of 2018 throughout the country more precisely with regard to State Deputies. To this end, a literature review was made in the Media, Marketing and Political Science, and was conducted in a statistical test to try to confirm the hypothesis that the more resources allocated for communication, advertising and marketing, the greater the possibility of electoral success, using for this secondary data originated from the Superior Electoral Court. The results obtained by the research identified the influence of Electoral Marketing on the selected variables, confirming the theoretical expectations of the model.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9140-
dc.date.accessioned2019-11-13T12:21:58Z-
dc.date.available2019-11-13-
dc.date.available2019-11-13T12:21:58Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMarketing Eleitoralpt_BR
dc.subjectEleiçõespt_BR
dc.subjectDeputados Estaduaispt_BR
dc.subjectElectoral Marketingpt_BR
dc.subjectElectionspt_BR
dc.subjectState Deputiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Marcel Augusto Brito Neves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMarketing and electoral success of state deputies in the Brazil.pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, M. A. B. N. Marketing e sucesso eleitoral de deputados estaduais no Brasil. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Pós-Graduação em Ciência Política, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9140pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência Política

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MARCEL AUGUSTO BRITO NEVES PEREIRA - DISSERTAÇÃO PPGCP CH 2019.pdfMarcel Augusto Brito Neves Pereira - Dissertação PPGCP CH 2019607.21 kBAdobe PDFView/Open


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