Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9143
Title: Percepção de profissionais da estratégia saúde da família de um município do Brejo Paraibano sobre educação em saúde.
Other Titles: Perception of family health strategy professionals in a municipality of Brejo Paraibano about education in health.
Percepción de los profesionales de la educación en salud de la estrategia de salud de la familia en un municipio de Brejo Paraibano.
???metadata.dc.creator???: THEOTÔNIO, Jéssica Carla Felizardo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARDOSO, Vanille Valério Barbosa Pessoa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PALMEIRA, Poliana de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PIMENTEL, Márcia Gabriela Messias Borges.
Keywords: Educação em Saúde;Estratégia de Saúde da Família;Percepção Profissional;Health Education;Health Strategy for the Family;Professional Perception;Educación en salud;Estrategia de salud de la familia;Percepción profesional
Issue Date: 10-Mar-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: THEOTÔNIO, Jéssica Carla Felizardo. Percepção de profissionais da estratégia saúde da família de um município do Brejo Paraibano sobre educação em saúde. 2015. 71 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: A educação em saúde pode ser entendida como um campo de prática do setor saúde, relacionado diretamente com a criação de vínculos e construção coletiva de saberes entre a equipe multiprofissional e a comunidade, considerando os contextos sociais, econômicos e culturais de cada território. Nesta perspectiva, a Estratégia Saúde da Família (ESF) apresenta-se como um redesenho de modelo assistencial, ressaltando a importância do vínculo com a lógica de linhas de cuidado em que todo cidadão tem o direito de ser cuidado integralmente por uma equipe multiprofissional, sendo também produtor de corresponsabilidades com o serviço. Diante disso, o objetivo central desta pesquisa foi de analisar a percepção de profissionais da Estratégia Saúde da Família a respeito da educação em saúde e sua efetivação na prática cotidiana, em Areia (PB). A pesquisa apresentou caráter transversal observacional de abordagem qualitativa descritiva, utilizando-se o método de Análise de Conteúdo, como procedimento específico para interpretação dos dados. Desse modo, para materializar as informações, foram realizadas dez entrevistas semiestruturadas individuais com aúdio gravado, com os profissionais atuantes em uma ESF específica do referido município. A partir dos dados obtidos, abstraiu-se quatro eixos para discussão e analise: caracterização dos profissionais; sentimentos relacionados ao trabalho e atuação profissional; percepções sobre educação em saúde e processo de trabalho em saúde. Verificou-se que os sujeitos estão convictos e satisfeitos com suas atuações profissionais, compreendendo a educação em saúde, como um instrumento transformador e emancipador para a promoção da saúde na comunidade e no município como um todo, além de a considerarem, ferramenta crucial de engajamento e crescimento conjunto da equipe, contudo, sua efetivação prática no serviço, ainda é dificultada por uma soma de fatores, desde de tarefas burocráticas, a própria aceitabilidade e participação da população nas ações até o comprometimento de todos os membros da equipe e dos gestores de saúde municipais, porém é válido destacar que os sujeitos também consideram o vínculo e proximidade com a comunidade, como elementos potencializadores do processo educativo em saúde. Destarte, espera-se que esta pesquisa propicie uma reflexão crítica a respeito do temática dentro dos processos de trabalho observados nos serviços de Atenção Básica, possibilitando que profissionais, enxergue-a por diferentes ângulos, e baseados em relações dialógicas e na valorização do saber popular, reformulem práticas e ações, tornando-as universais, integrais e equânimes diante da realidade de cada comunidade assistida.
Abstract: Health education can be understood as a health sector practice field, directly related to the creation of links and collective construction of knowledge in the multidisciplinary team and the community, considering the social, economic and cultural needs of each territory. In this perspective, the Family Health Strategy (FHS) is presented as a redesign of care model, emphasizing the importance of the link with care lines of logic in which every citizen has the right to be fully cared for by a multidisciplinary team, with also co-responsibilities producer with the service. Thus, the main objective of this research was to analyze the perception of professionals of the Family Health Strategy regarding health education and its implementation in everyday practice in Sand (PB). The research was observational transversal descriptive qualitative approach, using the content analysis method, such as specific procedure for data interpretation. Thus, to materialize the information, there were ten individual semi-structured interviews with recorded audio, with professionals working in a specific ESF that municipality. From the data obtained, abstracted-four axes for discussion and analysis: characterization of professionals; feelings related to work and professional practice; perceptions of health education and health work process. It was found that the subjects are convinced and satisfied with their professional performances, including health education, as a transformer and emancipatory tool for health promotion in the community and the city as a whole, and to consider crucial tool of engagement and set the team growth, however, its practical effectiveness in service, is still hampered by a sum of factors ranging from bureaucratic tasks, the very acceptance and participation of people in actions to the commitment of all members of staff and managers municipal health, but it is valuable to note that the subjects also consider the bond and closeness to the community, as improvers elements of health education process. Thus, it is expected that this research triggers a critical reflection on the theme within the work processes observed in the primary care services, enabling professional, sees it from different angles, and based on dialogic relations and promotion of popular knowledge, reformulate practices and actions, making them universal, comprehensive and equitable on the reality of each community attended.
???metadata.dc.description.resumen???: La educación en salud puede ser entendida como un campo de práctica en el sector salud, directamente relacionado con la creación de vínculos y la construcción colectiva de conocimientos entre el equipo multidisciplinario y la comunidad, considerando los contextos sociales, económicos y culturales de cada territorio. En esta perspectiva, la Estrategia de Salud de la Familia (ESF) se presenta como un rediseño del modelo de atención, enfatizando la importancia del vínculo con la lógica de líneas de atención en las que todo ciudadano tiene derecho a ser atendido integralmente por un equipo multiprofesional , siendo también productor de corresponsabilidades con el servicio. Por lo tanto, el objetivo principal de esta investigación fue analizar la percepción de los profesionales de la Estrategia Salud de la Familia sobre la educación en salud y su eficacia en la práctica cotidiana, en Areia (PB). La investigación presentó un carácter transversal observacional con enfoque cualitativo descriptivo, utilizando el método de Análisis de Contenido como procedimiento específico para la interpretación de los datos. Así, para materializar la información, se realizaron diez entrevistas semiestructuradas individuales con audio grabado, con profesionales que actúan en una ESF específica de ese municipio. De los datos obtenidos, fueron abstraídos cuatro ejes para discusión y análisis: caracterización de los profesionales; sentimientos relacionados con el trabajo y el desempeño profesional; percepciones sobre la educación en salud y el proceso de trabajo en salud. Se constató que los sujetos están convencidos y satisfechos con sus actuaciones profesionales, entendiendo la educación en salud como un instrumento transformador y emancipador para la promoción de la salud en la comunidad y en el municipio en su conjunto, además de considerarla una herramienta fundamental para el compromiso .y el crecimiento conjunto del equipo, sin embargo, su eficacia práctica en el servicio aún se ve obstaculizada por una suma de factores, desde las tareas burocráticas, la propia aceptabilidad y participación de la población en las acciones hasta el compromiso de todos los integrantes del equipo y de los directivos de salud municipal, empero, vale señalar que los sujetos también consideran el vínculo y la proximidad con la comunidad como elementos potenciadores del proceso educación para la salud. Así, se espera que esta investigación aporte una reflexión crítica sobre el tema dentro de los procesos de trabajo observados en los servicios de Atención Primaria, permitiendo a los profesionales verlo desde diferentes ángulos, y a partir de relaciones dialógicas y la valorización del saber popular, reformular prácticas y acciones, haciéndolas universales, integrales y equitativas frente a la realidad de cada comunidad asistida.
Keywords: Educação em Saúde
Estratégia de Saúde da Família
Percepção Profissional
Health Education
Health Strategy for the Family
Professional Perception
Educación en salud
Estrategia de salud de la familia
Percepción profesional
???metadata.dc.subject.cnpq???: Saúde Publica
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9143
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Nutrição - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÉSSICA CARLA FELIZARDO THEOTÔNIO - TCC BACHARELADO EM NUTRIÇÃO CES 2015.pdfJéssica Carla Felizardo Theotônio - TCC Bacharelado em Nutrição CES 20153.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.