Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9153
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, Marcos Assis Pereira de.
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, M. A. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9554544349270438pt_BR
dc.contributor.referee1BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.contributor.referee2ANSELMO, Maria da Glória Vieira.
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou incentivar os estudos geográficos nas séries finais do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Marques de Assis na cidade de São Domingos – PB, através do conhecimento e valorização da literatura de cordel que favoreçam aos alunos refletir sobre os usos e papéis sociais e culturais do povo Nordestino. O cordel compreende um gênero discursivo oral, narrado e/ou cantado, acompanhado de uma viola, e escrito, impresso em livretos, com a finalidade de informar, entreter, narrar fatos, ensinar, homenagear, entre outras., com temas diversos. O estudo evidenciou a importância da poesia de cordel, assim como a sua concepção e contexto histórico. Foi realizada uma investigação sobre a prática pedagógica do professor de Geografia, mais especificamente, no que se refere à utilização da literatura de cordel, como um importante recurso para este fim. Procurou-se também identificar as formas de inserção dos cordéis como recurso pedagógico para as aprendizagens em sala de aula nas séries finais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a qual nos subsidiou para a obtenção de uma melhor compreensão do assunto. Conclui-se que o cordel disposto como recurso nas aulas de Geografia, favorece um ensino dinâmico e criativo, cuja finalidade é contribuir para o desenvolvimento de sujeitos em formação, efetivando assim, o processo de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleLiteratura de Cordel: uma estratégia lúdica no ensino de Geografia.pt_BR
dc.date.issued2017
dc.description.abstractThe present work aimed to encourage the geographic studies in the final series of the Elementary School in the Municipal School of Primary Education Maria Marques de Assis in the city of São Domingos – PB, through the knowledge and appreciation of the cord literature that favor the students’ knowledge about the uses and social functions and cultural aspects of the Northeastern people. The cord comprises an oral discursive genre, narrated and / or sung, accompanied by a viola, and written, printed in booklets, for the purpose of informing, entertaining, telling facts, teaching, honoring, among others. The study evidenced the importance of cord poetry, as well as its conception and historical context. An investigation was made on the pedagogical practice of the Geography teacher, more specifically, regarding the use of cord literature, as an important resource for this purpose. It was also tried to identify the forms of insertion of the cords as pedagogical resource for the learning in the classroom in the final series of Elementary School. The methodology used was the bibliographic research, which subsidized us to obtain a better understanding of the subject. It is concluded that the string disposed as a resource in Geography classes, favors a dynamic and creative teaching, whose purpose is to contribute to the development of subjects in formation, thus effecting the learning process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9153
dc.date.accessioned2019-11-13T15:21:44Z
dc.date.available2019-11-13
dc.date.available2019-11-13T15:21:44Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura de Cordelpt_BR
dc.subjectPrática pedagógica - Cordelpt_BR
dc.subjectCordel - estratégia lúdicapt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectLiterature of twinept_BR
dc.subjectPedagogical Practice - Cordelpt_BR
dc.subjectCordel - Playful Strategypt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Maria Janiele de Almeida.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCordel Literature: a playful strategy in the teaching of geography.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Maria Janiele de Almeida. Semiótica e literatura popular: uma proposta de análise do cordel para o Ensino Médio. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JANIELE DE ALMEIDA RODRIGUES. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2017.pdfMaria Janiele de Almeida Rodrigues. TCC. Licenciatura em Geografia.2017.292.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.