Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9154
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Hérica Paiva.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0140741349526284pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.referee2SILVA, Henrique Miguel de Lima.
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de compreender como ocorre o processo de retextualização do gênero oral para o gênero escrito, na perspectiva do letramento, desenvolvendo assim, o trabalho com o texto em sala de aula, através dos gêneros textuais. Para isso foi necessário entendermos os conceitos e aportes da Linguística textual, texto, letramento, gêneros textuais e o processo de retextualização. Esta pesquisa está fundamentada, principalmente, nos aportes teóricos de Koch (2013,2004), Marcuschi (2002, 2008, 2010), Antunes (2003 ,2010), soares (2001) e Kleiman (2006). Enquanto que a metodologia é uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo, sob uma abordagem qualitativa, que busca descrever a importância do trabalho com a retextualização na construção de novos textos. Os resultados obtidos nessa pesquisa mostram que a retextualização, atrelada à prática do letramento, pode dar uma grande contribuição às atividades de produção textual, em sala de aula, isso porque desenvolve habilidades e competências linguísticas como também considera as práticas sociais do aluno. Nessa pespectiva, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica, a ser trabalhada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, sobre o processo de retextualização do gênero cordel para o gênero conto, com o intuito de contribuir com os alunos nas suas habilidades de escrita e compreensão textual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleLeitura e escrita: uma prática social.pt_BR
dc.date.issued2018-03-13
dc.description.abstractThis work aims to understand how the retextualization process from oral to written genre happenswith the literacy approach, thus developing the work with the text in the classroom through textual genres. To this end, it was necessary the understanding about the concepts and theories from the Textual Linguistics, text, literacy, textual genres and the retextualization process. This research is based, mainly, in Favero and Koch’s theories (2013,2004), Marcuschi (2002, 2008, 2010,), Antunes (2003,2010), Soares (2001), Kleiman (2006) . While the methodology is a literature research, withwith a descriptive study in a qualitative approach that search to describe the importance of work with a retextualization in new texts production.In this research, the results obtained shows that the retextualization tied to the practice of literacy can help in activities about textual production in classroom.It is because the retextualization develops linguistic skills and competencies as well as it considers the social practices of student.In this perspective, it will be presented a proposal of pedagogical intervention to be worked with students in 6 th grade of basic education II, about the retextualization process from genre twine to literary genre tale with the goal to contribute to the students in theirs writing skills and textual understanding.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9154
dc.date.accessioned2019-11-13T15:52:48Z
dc.date.available2019-11-13
dc.date.available2019-11-13T15:52:48Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectRetextualizationpt_BR
dc.subjectTextpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectTextual Genrespt_BR
dc.subjectPortuguese Language - Teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUARESMA, Aldeci Gomes.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading and writing: a social practice.pt_BR
dc.identifier.citationQUARESMA, Aldeci Gomes. Leitura e escrita: uma prática social. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALDECI GOMES QUARESMA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2018.pdfAldeci Gomes Quaresma .TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2018.1.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.