Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9154
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | PEREIRA, Hérica Paiva. | |
dc.contributor.advisor1ID | PEREIRA, Hérica Paiva. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SILVA, Abdoral Inácio da. | |
dc.contributor.referee2 | SILVA, Henrique Miguel de Lima. | |
dc.description.resumo | Este trabalho tem o objetivo de compreender como ocorre o processo de retextualização do gênero oral para o gênero escrito, na perspectiva do letramento, desenvolvendo assim, o trabalho com o texto em sala de aula, através dos gêneros textuais. Para isso foi necessário entendermos os conceitos e aportes da Linguística textual, texto, letramento, gêneros textuais e o processo de retextualização. Esta pesquisa está fundamentada, principalmente, nos aportes teóricos de Koch (2013,2004), Marcuschi (2002, 2008, 2010), Antunes (2003 ,2010), soares (2001) e Kleiman (2006). Enquanto que a metodologia é uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo, sob uma abordagem qualitativa, que busca descrever a importância do trabalho com a retextualização na construção de novos textos. Os resultados obtidos nessa pesquisa mostram que a retextualização, atrelada à prática do letramento, pode dar uma grande contribuição às atividades de produção textual, em sala de aula, isso porque desenvolve habilidades e competências linguísticas como também considera as práticas sociais do aluno. Nessa pespectiva, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica, a ser trabalhada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, sobre o processo de retextualização do gênero cordel para o gênero conto, com o intuito de contribuir com os alunos nas suas habilidades de escrita e compreensão textual. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras - Língua Portuguesa. | pt_BR |
dc.title | Leitura e escrita: uma prática social. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018-03-13 | |
dc.description.abstract | This work aims to understand how the retextualization process from oral to written genre happenswith the literacy approach, thus developing the work with the text in the classroom through textual genres. To this end, it was necessary the understanding about the concepts and theories from the Textual Linguistics, text, literacy, textual genres and the retextualization process. This research is based, mainly, in Favero and Koch’s theories (2013,2004), Marcuschi (2002, 2008, 2010,), Antunes (2003,2010), Soares (2001), Kleiman (2006) . While the methodology is a literature research, withwith a descriptive study in a qualitative approach that search to describe the importance of work with a retextualization in new texts production.In this research, the results obtained shows that the retextualization tied to the practice of literacy can help in activities about textual production in classroom.It is because the retextualization develops linguistic skills and competencies as well as it considers the social practices of student.In this perspective, it will be presented a proposal of pedagogical intervention to be worked with students in 6 th grade of basic education II, about the retextualization process from genre twine to literary genre tale with the goal to contribute to the students in theirs writing skills and textual understanding. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9154 | |
dc.date.accessioned | 2019-11-13T15:52:48Z | |
dc.date.available | 2019-11-13 | |
dc.date.available | 2019-11-13T15:52:48Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Retextualização | pt_BR |
dc.subject | Texto | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - ensino | pt_BR |
dc.subject | Retextualization | pt_BR |
dc.subject | Text | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Textual Genres | pt_BR |
dc.subject | Portuguese Language - Teaching | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | QUARESMA, Aldeci Gomes. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Reading and writing: a social practice. | pt_BR |
dc.identifier.citation | QUARESMA, Aldeci Gomes. Leitura e escrita: uma prática social. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALDECI GOMES QUARESMA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2018.pdf | Aldeci Gomes Quaresma .TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2018. | 1.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.