Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9161
Title: Variações linguísticas: uma abordagem histórica acerca das transformações da língua portuguesa.
Other Titles: Linguistic Variations: A Historical Approach to the Transformations of the Portuguese Language.
???metadata.dc.creator???: LEITE, Cícera Ângela Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Jorgevaldo de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
Keywords: Língua portuguesa - história;Gramática - história;Livro didático;Variação linguística;Portuguese Language - Story;Grammar - Story;Textbook;Linguistic Variation
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LEITE, Cícera Ângela Alves. Variações linguísticas: uma abordagem histórica acerca das transformações da língua portuguesa. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Há bastante tempo o ensino de língua portuguesa tem estimado a gramática normativa como eficaz no processo de uso adequada da língua, fato que condiciona o aluno a pensar na existência de uma forma errada de falar em detrimento de uma correta. Como consequência dessa atitude, são excluídas da sociedade grupos de falares estigmatizados, por se manifestarem linguisticamente em divergência com as regras gramaticais adotadas pelas instituições de ensino. Essa forma tradicional de abordagem dificulta que se atinja o objetivo de formar cidadãos atuantes na sociedade e capazes de agir em variados contextos de competência linguística. Assim, objetivamos apresentar uma breve história da língua portuguesa e da gramática para uma melhor compreensão de sua origem, bem como estimular os professores de língua materna a apreciarem a variação linguística, tratando desse realidade em suas múltiplas faces, sem idealizarem apenas a estrutura formal da língua. Pra tanto, discorremos sobre aspectos da abordagem histórica da língua portuguesa, desde suas raízes até o dado momento, das concepções de língua em diferentes abordagens, dos tipos de gramáticas e como o livro didático se apresenta nesse cenário. Nosso trabalho deu-se por pesquisa bibliográfica, com a utilização das considerações de Antunes (2007), Bagno (1999 e 2007), Carvalho e Nascimento (1981), Coutinho (2011), Faraco (2005), Martelotta (2011), Orlandi (2009) além dos PCN (1998), entre outros. Cremos que os métodos de ensino de língua portuguesa devem ser revistos pelos professores, que possuem boa formação e uma base de conhecimento sociolinguístico, passando a considerar a variação e diversidade linguística dos discentes, explanando que a língua se molda conforme as situações comunicativas.
Abstract: For a long time the Portuguese language teaching has estimated the normative grammar as effective in the proper use of the language process, a fact that affects the student to think about the existence of a wrong way of speaking rather than a right one. As a result of this attitude, groups of stigmatized ways of talking are excluded from society for speaking linguistically at odds with the grammatical rules adopted by educational institutions. This traditional way of approach makes it difficult to achieve the goal of training acting citizens in society and able to act in different contexts of language competence. Thus, we aimed to present a brief history of the Portuguese language and grammar for a better understanding of its origin and encourage mother tongue teachers to appreciate the linguistic variation, dealing with this reality in its many faces, not just idealize the formal structure of language. To do so, we discoursed about aspects of the historical approach of the Portuguese language, from its roots to the current time, the conceptions of language in different approaches, types of grammars and as the textbook presents this scenario. This is a literature-based work, with the use of Bagno considerations (1999 and 2007), Carvalho and Nascimento (1981), Coutinho (2011), Faraco (2005), Martelotta (2011), Orlandi (2009), addition to the PCN (1998), among others. We believe that the Portuguese language teaching methods should be reviewed by teachers who have good training and sociolinguistic knowledge base, now considering the variation and linguistic diversity of students, explaining that language is shaped according to the communicative situations.
Keywords: Língua portuguesa - história
Gramática - história
Livro didático
Variação linguística
Portuguese Language - Story
Grammar - Story
Textbook
Linguistic Variation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9161
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CICERA ÂNGELA ALVES LEITE. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2016.pdfCícera Ângela Alves Leite. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2016.224.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.