Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9165
Title: As mudanças na formação histórica da língua portuguesa: uma perspectiva de variação no livro didático do 6º ano.
Other Titles: Changes in the historical formation of the Portuguese language: a perspective of variation in the 6th grade textbook.
???metadata.dc.creator???: BRITO, Ana Maria de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Jorgevaldo de Souza.
Keywords: Língua portuguesa;Latim;Variação linguística;Livro didático;Portuguese Language;Latin;Linguistic Variation;Textbook
Issue Date: 12-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRITO, Ana Maria de Sousa. As mudanças na formação histórica da língua portuguesa: uma perspectiva de variação no livro didático do 6º ano. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: A língua é muito mais que um amontoado de regras gramaticais, é viva e mutável, isso tem sido constatado na própria história das línguas romanas e germânicas. Através desta constatação, este trabalho tem como objetivo analisar a variação linguística no ensino de Língua portuguesa, através do livro didático, nosso objeto de estudo. Assim sendo, este trabalho monográfico se fundamenta no material teórico Sociolinguística Variacionista, numa interface com a teoria Sociointeracionista, bem como os estudos que os autores: Alkimim (2011), Bagno (2004) e Teyssier (2004), entre outros que também foram de fundamental importância para o desenvolvimento desta pesquisa e organização do trabalho escrito. Entre os muitos resultados possíveis, verificou-se que o livro didático contradiz os próprios objetivos determinados pelo programa do ensino de língua portuguesa, por essa razão, o livro é importante, mas não pode ser tido como um único objeto pedagógico de ensino.
Abstract: The language is much more than a heap of grammatical rules, it is alive and changeable, this has been verified in the own history of the Roman languages and Germanic. Through this finding, this work aims to analyze the linguistic variation in the teaching of Portuguese Language, through the textbook, our object of study. Thus, this monographic work is based on the theoretical material Sociolinguística Variacionista, in an interface with the Sociointeractionist theory, as well as the studies that the authors: Alkimim (2011), Bagno (2004) and Teyssier (2004), among others that also were of fundamental importance for the development of this research and organization of written work. Among the many possible results, it was found that the textbook contradicts the very objectives determined by the Portuguese language teaching program, for this reason, the book is important, but can not be considered as a single pedagogical object of teaching.
Keywords: Língua portuguesa
Latim
Variação linguística
Livro didático
Portuguese Language
Latin
Linguistic Variation
Textbook
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9165
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA MARIA DE SOUSA BRITO. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2017.pdfAna Maria de Sousa Brito. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2017.1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.