Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9171
Title: A retextualização de gêneros textuais: um caminho para a interpretação e produção de textos.
Other Titles: The retextualization of textual genres: a way for the interpretation and production of texts.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Gilcelândia Rocha de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Mércia Cavalcanti da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PINTO, Zuleide Pereira dos Santos.
Keywords: Gênero Textual;Retextualização;Texto;Letramento;Text Genre;Retextualization;Text;Literacy
Issue Date: 6-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Gilcelândia Rocha de. A retextualização de gêneros textuais: um caminho para a interpretação e produção de textos. 2017. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem o objetivo de compreender como ocorre o processo de retextualização do gênero oral para o gênero escrito, na perspectiva do letramento, desenvolvendo assim, o trabalho com o texto em sala de aula, através dos gêneros textuais. Para isso foi necessário entendermos os conceitos e aportes da Linguística textual, texto, letramento, gêneros textuais e o processo de retextualização. Esta pesquisa está fundamentada, principalmente, nos aportes teóricos de Fávero e Koch (2005), Marcuschi (2002, 2008, 2010, 2011 2012), Antunes (2010), Soares (2012), Kleiman (1995, 2005), e Street (1995). Enquanto que a metodologia é uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo, sob uma abordagem qualitativa, que busca descrever a importância do trabalho com a retextualização na construção de novos textos. Os resultados obtidos, nessa pesquisa mostram que a retextualização, atrelada à prática do letramento, pode dar uma grande contribuição às atividades de produção textual, em sala de aula, isso porque desenvolve habilidades e competências linguísticas como também considera as práticas sociais do aluno. Nessa pespectiva, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica, a ser trabalhada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, sobre o processo de retextualização do gênero canção para o gênero biografia, com o intuito de contribuir com os alunos nas suas habilidades de escrita e compreensão textual.
Abstract: This work aims to understand how the retextualization process from oral to written genre happenswith the literacy approach, thus developing the work with the text in the classroom through textual genres. To this end, it was necessary the understanding about the concepts and theories from the Textual Linguistics, text, literacy, textual genres and the retextualization process. This research is based, mainly, in Favero and Koch’s theories (2005), Marcuschi (2002, 2008, 2010, 2011 2012), Antunes (2010), Soares (2012), Kleiman (1995, 2005) and Street (1995). While the methodology is a literature research, with a descriptive study in a qualitative approach that search to describe the importance of work with a retextualization in new texts production.In this research, the results obtained shows that the retextualization tied to the practice of literacy can help in activities about textual production in classroom.It is because the retextualization develops linguistic skills and competencies as well as it considers the social practices of student.In this perspective, it will be presented a proposal of pedagogical intervention to be worked with students in 9 th grade of basic education II, about the retextualization process from genre song to literary genre biography with the goal to contribute to the students in theirs writing skills and textual understanding.
Keywords: Gênero Textual
Retextualização
Texto
Letramento
Text Genre
Retextualization
Text
Literacy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9171
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILCELÂNDIA ROCHA DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2017.pdfGilcelândia Rocha de Sousa. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2017. 8.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.