Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9175
Title: O Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita na Criança de 4 a 6 Anos.
Other Titles: The Development of Oral and Written Language in Children 4-6 Years.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Vanicléia Alves da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Elzanir dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOARES, Luisa de Marillac de Ramos.
Keywords: Linguagem Oral;Linguagem - Escrita;Prática Docente;Educação Infantil - Desenvolvimento da Linguagem;Oral Language;Language - Writing;Teaching Practice;Early Childhood Education - Language Development
Issue Date: 30-Nov-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Vanicléia Alves da. O Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita na Criança de 4 a 6 Anos. 2015. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: O objeto de estudo dessa pesquisa é o desenvolvimento da linguagem da criança. Embora muitos professores reconheçam a existência da linguagem oral e escrita, verifica-se no cotidiano escolar que a maioria ainda não valoriza e não desenvolve a linguagem como deveria. O referido trabalho busca atender aos seguintes objetivos: analisar como se dá o desenvolvimento da linguagem oral e escrita na criança de 4 a 6 anos; refletir sobre o que é linguagem e suas funções no contexto social da escola; identificar quais são as semelhanças e diferenças existentes entre a linguagem oral e escrita; identificar as diversas formas de se trabalhar essas linguagens na prática docente. A pesquisa tomou como referencial teórico os autores Marcuschi (2010), Simões (2006), Dias (2001), entre outros. A pesquisa de campo é do tipo exploratória. A abordagem foi qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram três professoras, uma da Educação Infantil e duas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa de campo foi numa Escola Municipal da rede pública da cidade de Joca Claudino – PB. O estudo permitiu entender que a linguagem é um fator importante e necessário para o bom desenvolvimento das habilidades humanas e que possui em si variações em seu contexto social, consideradas como elementos e expressões emancipatórias de um grupo. Conclui-se que o desenvolvimento da linguagem inicia-se por um processo espontâneo, mas que pode e deve ser potencializado pelas práticas pedagógicas afim de que o estudante possa galgar novos níveis de conhecimento.
Abstract: The study object of this research is the development of the child's language. Although many teachers recognize the existence of the oral and written language, it can be noticed at daily school life that most still do not value and do not develop the language as it should do. This paper seeks to achieve the following goals: to analyze how is the development of oral and written language in 4-6 years old children; to reflect about what language is and their roles in the school's social context; to identify what are the similarities and differences between oral and written language; to identify the various ways to work these languages in teaching practice. The research is based on Marcuschi (2010), Simões (2006), Dias (2001), among others. This is an exploratory type research. The approach is qualitative and data collection instrument was a semi-structured interview. The study subjects were three teachers, one from kindegarten education and two from elementary school . The field research was a public school in Joca Claudino - PB. The study enabled us to understand that language is an important and necessary factor for the proper development of human skills and has itself changes in its social context, regarded as emancipatory elements and expressions of a group. We conclude that language development starts by a spontaneous process, but it can and should be enhanced by the pedagogical practices in order that the student can climb new levels of knowledge.
Keywords: Linguagem Oral
Linguagem - Escrita
Prática Docente
Educação Infantil - Desenvolvimento da Linguagem
Oral Language
Language - Writing
Teaching Practice
Early Childhood Education - Language Development
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9175
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANICLÉIA ALVES DA SILVA .MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfVanicléia Alves da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2015.425.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.