Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9178
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, F. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1214034570398623pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Hérica Paiva.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0140741349526284pt_BR
dc.contributor.referee1GONZAGA, Leticia da Silva.
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumoEste trabalho objetiva fazer um estudo sobre as condições de inserção dos (multi)letramentos nas práticas de sala de aula como uma forma didática de se lidar, hoje, com as novas mídias e tecnologias frente a necessidade da adaptação do novo no contexto escolar. Com isso, percebe-se que é mais que uma necessidade de adequação do ensino, prática esta que vislumbra a sistematização da aprendizagem ao que compete à interação sócio-comunicativa. Nessa lógica, em se tratando da dinamicidade da Língua, também se fala aqui das atribuições indispensáveis do texto como requisito composicional da linguagem escrita e genérica, abordando, sobretudo, a estruturação e utilização textual para o cumprimento da interação. Assim, desse apontamento, discute-se teorias que caracterizam a escrita (processo de produção textual) pela sua representatividade com valor singular no contexto da interação homem com homem e homem com meio social, sobretudo pensando pelo viés da funcionalidade dos gêneros textuais/discursivos como modelos assíduos da comunicação moderna. A partir disso, elenca-se teóricos como referenciais na literatura para expor estratégias e conhecimentos voltados ao desempenho das práticas dos (multi)letramentos (que se dá da sociedade para a escola) pensando na sua efetivação que se dá (quase) sempre por meio da escrita, já que o letramento tem sua utilidade concretizada em algum gênero. Portanto, os autores que fundamentam a pesquisa são: Soares (2012), Kleiman (1995; 1999), Rojo (2015), Bakhtin (1992; 2003), e Antunes (2003); Koch e Elias (2012), entre outros que refletem sobre a prática do ensino de Língua Portuguesa, pensando na condição do homem de linguagens formado a partir da sociedade e para a sociedade. Para isso, o trabalho está organizado por uma metodologia de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e de natureza básica. Com isso, o trabalho está voltado a uma proposta pedagógica aos docentes de Língua Portuguesa, na perspectiva dos (multi)letramentos no contexto escolar. Entre os subtítulos elencados nesta pesquisa, como referência para a dinâmica da proposta relatada ao final, discute-se sobre a especificidade do gênero crônica como requisito responsável por narrar os fatos do cotidiano. Para tanto, a pesquisa está voltada aos interesses dos docentes, na pedagogia e didática do monitoramento do ensino de Língua Portuguesa pensado a partir de/para as práticas sociais desempenhadas pelos indivíduos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleO trabalho com a produção textual escrita no 9º ano do Ensino Fundamental II: uma proposta de intervenção na perspectiva dos multiletramentos.pt_BR
dc.date.issued2018-12-14
dc.description.abstractThis work aims to make a study on the insertion conditions of (multi)literacies in classroom practices as a didactic way of dealing, as it is today, with the new media and technologies, facing the need of adaptation to what is new in the school context. With this, it is recognized that it is more than a necessity the adequacy of teaching, a practice that envisions the systematization of learning in relation to the responsibility of social-communicative interaction. In this logic, when dealing with language dynamicity, we also refer here to the indispensable attributions of the text as a compositional requirement of written and generic language, addressing, above all, the structuring and textual use made for the fulfillment of the interaction. Thus, from what was pointed out, theories that characterize writing (textual production process) by its representativeness with singular value in the context of the interaction between man and man and man with social environment are discussed, especially considering the functional side of textual / discursive genres as assiduous models of modern communication. Based on this, theoreticians are listed as references in the literature to expose strategies and knowledge focused on the performance of the (multi)literacies practices (from society to school), thinking about their effectiveness that occurs (almost) always through writing, since literacy has its usefulness concretized in some genre. Therefore, the authors who base the research are: Soares (2012), Kleiman (1995; 1999), Rojo (2015), Bakhtin (1992, 2003), and Antunes (2003); Koch and Elias (2012), among others that reflect on the practice of teaching Portuguese Language, thinking about the condition of the man as a a being of languages formed from society and for society. For this, the work is organized by a methodology of qualitative approach, of a bibliographic type, and basic nature. With this, the work is focused on a pedagogical proposal for Portuguese Language teachers, in the perspective of (multi)literacies in the school context. Among the subheadings listed in this research, as a reference for the dynamics of the proposal reported at the end, it is discussed the specificity of the chronicle as a requirement responsible for narrating the facts of daily life. Therefore, the research is directed to the interests of teachers, in the pedagogy and didactics of the monitoring of Portuguese language teaching thought to / from the social practices performed by individuals.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9178
dc.date.accessioned2019-11-13T21:14:25Z
dc.date.available2019-11-13
dc.date.available2019-11-13T21:14:25Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectMultiletramentopt_BR
dc.subjectPráticas sociaispt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectPortuguese Language - Teachingpt_BR
dc.subjectMultitrackingpt_BR
dc.subjectSocial practicespt_BR
dc.subjectTextpt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectText productionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Francicleudo Soares da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe work with the textual production written in the 9th grade of Elementary School II: an intervention proposal from the perspective of the multi-elements.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Francicleudo Soares da. O trabalho com a produção textual escrita no 9º ano do Ensino Fundamental II: uma proposta de intervenção na perspectiva dos multiletramentos. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCICLEUDO SOARES DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2018.pdfFranclicleudo Soares da Silva.TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2018.911.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.