Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9180
Title: Uma análise da variação linguística no livro didático do 6º ano do ensino fundamental.
Other Titles: An analysis of linguistic variation in the 6th grade textbook.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Liliana Maria da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MOURA, Adriana Sidralle Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, Maria Adriana Leite.
Keywords: Sociolinguística variacionista;Variação linguística;Livro didático;Língua portuguesa - ensino;Variationist sociolinguistics;Linguistic Variation;Textbook;Portuguese language - teaching
Issue Date: 7-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Liliana Maria da. Uma análise da variação linguística no livro didático do 6º ano do ensino fundamental. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: A língua por ser social é múltipla, diversificada, heterogênea e não deve ser qualificada como morta, portanto deve ser refletida e estudada. O objetivo desta pesquisa é analisar como o livro didático do 6 0 ano do Ensino Fundamental Português Linguagens, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, trata o tema variação linguística. Para a concretização da pesquisa, debatemos conceitos relevantes no que respeita à variação linguística, escolhemos o LD de Língua Portuguesa como o corpus de análise da pesquisa, descrevemos e interpretamos o tratamento dado pelo Livro Didático à variação linguística. Esta pesquisa está pautada nos ideais da sociolinguística variacionista de William Labov ([1972] 2008) e de outros estudiosos que corroboram com a temática, além dos PCN de Língua Portuguesa. Dessa forma, as variações linguísticas partem da interação dos sujeitos na sociedade e tem caráter coletivo, cheio de significados sociais e culturais. Sob esse viés, a pesquisa é documental, de natureza descritiva e quanti- qualitativa. A pesquisa constatou que o LD analisado trata do tema da variação linguística em apenas um capítulo dentre doze que o compõe, o que corresponde a 8,3%. A análise nos possibilitou notar que a norma padrão prevalece durante a prática frequente de ensino. Nesse sentido, o aprendiz é induzido a tomar gosto somente pelo uso das regras e possivelmente descartando palavras que não se encaixam nessa norma.
Abstract: The language for being social is multiple, diverse, heterogeneous and should not be qualified as dead, so it must be reflected and studied. The objective of this research is to analyze how the textbook of the 6th grade of Basic Education, Português Linguagens, by the authors William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, deals with the theme of linguistic variation. In order to carry out the research, we discuss relevant concepts regarding linguistic variation, we chose the Portuguese Language Textbook as the corpus of research analysis, we describe and interpret the treatment given by the Textbook to linguistic variation. This research is based on the ideals of the variationist sociolinguistics of William Labov ([1972] 2008) and of other researchers who corroborate with the theme, besides the Portuguese NCPs. In this way, linguistic variations start from the interaction of subjects in society and have a collective character, full of social and cultural meanings. In view of this, the research is documentary, of a descriptive and quantitative nature. The research found that the Textbook analyzed deals with the theme of linguistic variation in only one chapter among the twelve that compose it, which corresponds to 8.3%. The analysis enabled us to note that the standard norm prevails during the frequent practice of teaching. In this sense, the learner is induced to have pleasure only by the use of rules and possibly discarding words that do not fit this norm.
Keywords: Sociolinguística variacionista
Variação linguística
Livro didático
Língua portuguesa - ensino
Variationist sociolinguistics
Linguistic Variation
Textbook
Portuguese language - teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9180
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LILIANA MARIA DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2018.pdfLiliana Maria da Silva. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2018. 3.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.