Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9180
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1IDLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.referee1MOURA, Adriana Sidralle Rolim.
dc.contributor.referee2ALVES, Maria Adriana Leite.
dc.description.resumoA língua por ser social é múltipla, diversificada, heterogênea e não deve ser qualificada como morta, portanto deve ser refletida e estudada. O objetivo desta pesquisa é analisar como o livro didático do 6 0 ano do Ensino Fundamental Português Linguagens, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, trata o tema variação linguística. Para a concretização da pesquisa, debatemos conceitos relevantes no que respeita à variação linguística, escolhemos o LD de Língua Portuguesa como o corpus de análise da pesquisa, descrevemos e interpretamos o tratamento dado pelo Livro Didático à variação linguística. Esta pesquisa está pautada nos ideais da sociolinguística variacionista de William Labov ([1972] 2008) e de outros estudiosos que corroboram com a temática, além dos PCN de Língua Portuguesa. Dessa forma, as variações linguísticas partem da interação dos sujeitos na sociedade e tem caráter coletivo, cheio de significados sociais e culturais. Sob esse viés, a pesquisa é documental, de natureza descritiva e quanti- qualitativa. A pesquisa constatou que o LD analisado trata do tema da variação linguística em apenas um capítulo dentre doze que o compõe, o que corresponde a 8,3%. A análise nos possibilitou notar que a norma padrão prevalece durante a prática frequente de ensino. Nesse sentido, o aprendiz é induzido a tomar gosto somente pelo uso das regras e possivelmente descartando palavras que não se encaixam nessa norma.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleUma análise da variação linguística no livro didático do 6º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2018-03-07
dc.description.abstractThe language for being social is multiple, diverse, heterogeneous and should not be qualified as dead, so it must be reflected and studied. The objective of this research is to analyze how the textbook of the 6th grade of Basic Education, Português Linguagens, by the authors William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, deals with the theme of linguistic variation. In order to carry out the research, we discuss relevant concepts regarding linguistic variation, we chose the Portuguese Language Textbook as the corpus of research analysis, we describe and interpret the treatment given by the Textbook to linguistic variation. This research is based on the ideals of the variationist sociolinguistics of William Labov ([1972] 2008) and of other researchers who corroborate with the theme, besides the Portuguese NCPs. In this way, linguistic variations start from the interaction of subjects in society and have a collective character, full of social and cultural meanings. In view of this, the research is documentary, of a descriptive and quantitative nature. The research found that the Textbook analyzed deals with the theme of linguistic variation in only one chapter among the twelve that compose it, which corresponds to 8.3%. The analysis enabled us to note that the standard norm prevails during the frequent practice of teaching. In this sense, the learner is induced to have pleasure only by the use of rules and possibly discarding words that do not fit this norm.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9180
dc.date.accessioned2019-11-13T22:27:23Z
dc.date.available2019-11-13
dc.date.available2019-11-13T22:27:23Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSociolinguística variacionistapt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectVariationist sociolinguisticspt_BR
dc.subjectLinguistic Variationpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectPortuguese language - teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Liliana Maria da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of linguistic variation in the 6th grade textbook.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Liliana Maria da. Uma análise da variação linguística no livro didático do 6º ano do ensino fundamental. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LILIANA MARIA DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2018.pdfLiliana Maria da Silva. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2018. 3.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.