Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9181
Title: Mediação pedagógica: uma estratégia para a construção de sentido em eventos de leitura.
Other Titles: Pedagogical mediation: a strategy for the construction of meaning in reading events.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Ivanilda Leite dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RAMOS, Fátima Maria Elias.
Keywords: Sociolinguística;Leitura;Mediação;Sociolinguistics;Reading;Mediation
Issue Date: 28-Apr-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Ivanilda Leite dos. Mediação pedagógica: uma estratégia para a construção de sentido em eventos de leitura. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho visa refletir sobre a mediação pedagógica como estratégia para construção de sentido em eventos de leitura em sala de aula. E especificamente discutir sobre a mediação pedagógica como estratégia de leitura, indicando-a como pode facilitar para o desenvolvimento da competência leitora e identificando os enquadres verbais e de conhecimentos, além da Zona de Desenvolvimento Proximal como aspectos atrelados à mediação. Partimos do pressuposto de que a mediação pedagógica pode contribuir como estratégia para construção de sentidos em evento de leitura em sala de aula. Para tanto, buscamos apoio teórico na sociolinguística escolar que entende a leitura como um processo sociointeracionista. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, uma vez que busca constatar a consistência da sua propositura de reflexão acerca da mediação como estratégia de construção de sentido em eventos de leitura, explorando as estratégias de leitura e o processo de interação que se instaura na sala de aula visando à competência leitora, através uma literatura já existente.
Abstract: This paper aims to reflect about the mediation as a strategy for construction of meaning in reading events in the classroom. And specifically discuss about the mediation as a reading strategy, indicating how it can facilitate to the development of reading competence and identifying verbal framings and knowledge, in addition to the Zone of Proximal Development as linked aspects of mediation. We assume that the mediation can contribute as a strategy for construction of meaning in reading event in the classroom. Therefore, we sought theoretical support in school sociolinguistic who understands reading as a social interactionist process. This is a bibliographic research, since it seeks to verify the consistency of the proposal of reflection concerning mediation as a building strategy of meaning in reading events, exploring the reading strategies and the process of interaction that is established in classroom aiming at reading competence through an existing literature.
Keywords: Sociolinguística
Leitura
Mediação
Sociolinguistics
Reading
Mediation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9181
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IVANILDA LEITE DOS SANTOS. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2016.pdfIvanilda Leite dos Santos. TCC. Licenciatura em Letras - Língua portuguesa.2016.412.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.