Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9186
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, R. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6107356708140208pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumoO presente trabalho adota a perspectiva do continnum da relação fala-escrita, em que as duas modalidades da língua são tidas como instrumentos que realizam a interação verbal a partir de diversos gêneros textuais/discursivos, em diferentes contextos situacionais. Sendo assim, o conceito de fala como o lugar da espontaneidade e do desleixo em relação à língua padrão, e a concepção de escrita como sendo homogênea e formal em qualquer contexto, são totalmente desfeitos, visto que, as duas modalidades estão sempre sujeitas a variações, pois ambas são dependentes de seus contextos de uso (ANTUNES, 2003). Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa visa discutir a importância do ensino da oralidade e o tratamento dado aos gêneros textuais/discursivos orais nas aulas de LP. Assim, temos como objetivo geral analisar como as atividades que se referem aos usos orais da língua são abordadas em LDs do Ensino Fundamental II, utilizados em uma escola pública do munícipio de São José de Piranhas - PB. Para alcançar tal objetivo foram traçados os seguintes objetivos específicos: Discutir sobre a importância do desenvolvimento da capacidade comunicativa oral da língua; verificar, à luz das teorias discursivas e interacionistas, como os gêneros orais são abordados em LDs do ensino fundamental e, por fim, sugerir atividades interativas para o trabalho em sala de aula com a modalidade oral da língua. Para a realização dessa pesquisa de natureza bibliográfica e documental, tomamos como aporte teórico as contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Antunes (2003), Marcuschi (2001, 2005, 2007), Schneuwly (2004), Bakhtin (2011), Crescitelli e Reis (2014), dentre outros, que têm defendido um ensino de língua enquanto prática social. Constatou-se a ausência do trabalho com as especificidades da modalidade oral da língua nos LDs, pois esses não sistematizam efetivamente os aspectos formais e funcionais da diferença entre textos orais e escritos, bem como as semelhanças entre as modalidades oral e escrita. Além disso, as propostas de produção de gêneros orais também não abordam as influências que uma modalidade exerce sobre a outra.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleO tratamento dos gêneros orais em livros didáticos do ensino fundamental II.pt_BR
dc.date.issued2018-12-10
dc.description.abstractThe present work adopts the perspective of the continnum of the speech-writing relationship, in which the two modalities of the language are considered as instruments that perform the verbal interaction from several textual/discursive genres, in different situational contexts. Thus, the concept of speech as the place of spontaneity and sloppiness in relation to the standard language, and the conception of writing as being homogeneous and formal in any context, are totally undone, since the two modalities are always subject to variations, because both are dependent on their contexts of use (ANTUNES, 2003). Based on this assumption, the present research aims to discuss the importance of oral teaching and the treatment given to textual/oral discursive genres in LP classes. Thus, we have as general objective to analyze how the activities that refer to the oral uses of the language are approached in LDs of Elementary School II, used in a public school of the municipality of São José de Piranhas – PB. In order to achieve this goal, the following specific objectives were defined: To discuss the importance of developing the oral communicative capacity of the language; to verify, in the light of discursive and interactionist theories, how oral genres are approached in primary school LDs and, finally, to suggest interactive activities for classroom work with the oral language modality. In order to carry out this research of a bibliographical and documentary nature, we take as contributions the National Curricular Parameters (1998), Antunes (2003), Marcuschi (2001, 2005, 2007), Schneuwly (2004), Bakhtin (2011), Crescitelli and Reis (2014), among others, who have defended a teaching of language as a social practice. It was found the absence of the work with the specificities of the oral modality of the language in the LDs, because they do not effectively systematize the formal and functional aspects of the difference between oral and written texts, as well as the similarities between oral and written modalities. Furthermore, oral production proposals also do not address the influences that one modality exerts on the other.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9186
dc.date.accessioned2019-11-14T10:52:25Z
dc.date.available2019-11-13
dc.date.available2019-11-14T10:52:25Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectGêneros textuais discursivospt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectRelação fala - escritapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectSpeech Analysispt_BR
dc.subjectDiscursive Textual Genrespt_BR
dc.subjectOralitypt_BR
dc.subjectSpeech - Writing Relationshippt_BR
dc.subjectDidatic Bookspt_BR
dc.subjectPortuguese Language Teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Lenise Fernandes de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe treatment of oral genres in elementary school textbooks II.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Lenise Fernandes de. O tratamento dos gêneros orais em livros didáticos do ensino fundamental II. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LENISE FERNANDES DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2018.pdfLenise Fernandes de Sousa. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2018.1.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.