Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9190
Title: O uso da literatura no ensino de história: possíveis trilhas com o romance O Mulato, Aluísio Azevedo.
Other Titles: The use of literature in the teaching of history: possible trails with the novel O Mulato, Aluísio Azevedo.
???metadata.dc.creator???: MOURA, Vanessa Pereira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Israel Soares de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Laércio Teodoro da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CLAUDINO, Nadja Claudinale da Costa.
Keywords: História - ensino;Literatura;Análise literária;O Mulato;History - Teaching;Literature;Literary Analysis;The Mulatto
Issue Date: 8-Jul-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOURA, Vanessa Perreira de. O uso da literatura no ensino de história: possíveis trilhas com o romance O Mulato, Aluísio de Azevedo. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho objetiva analisar a possibilidade de diálogos entre a História e a Literatura como recurso pedagógico no Ensino de História, especificamente a partir da obra O Mulato de Aluísio Azevedo. Compreende-se que a aproximação da História e Literatura em sala de aula, entre outras questões, está diretamente ligada à preocupação com a construção de um conhecimento histórico significativo e de qualidade. Assim sendo, considera-se importante discutir a utilização da literatura como fonte histórica em sala de aula, ampliando o conceito de fonte histórica e de linguagem pedagógica, estimulando a diversificação do trabalho do docente. No nosso caso específico, analisa-se o romance O Mulato, de Aluísio Azevedo, como possibilidade para discutir em sala de aula as relações raciais em São Luís do Maranhão na segunda metade do século XIX. Além de trabalharmos com o romance O Mulato, recorremos também a referenciais da História Cultural enquanto tendência historiográfica para orientar as reflexões propostas e apresentadas, utilizando perspectivas de autores como CHARTIER (1990), RUIZ (2007), SILVA (1999) entre outros.
Abstract: This work aims to analyze the possibility of dialogues between History and Literature as a pedagogical resource in Teaching History, specifically from the work The Mulatto by Aluísio Azevedo. It is understood that the approximation of History and Literature in the classroom, among other issues, is directly related to the concern with the construction of a significant historical knowledge and quality. Thus, it is considered important to discuss the use of literature as a historical source in the classroom, expanding the concept of historical source and pedagogical language, stimulating the diversification of the work of the teacher. In our specific case, we analyze the novel O Mulatto, by Aluísio Azevedo, as a possibility to discuss racial relations in County Galway in the second half of the 19th century. In addition to working with the novel O Mulatto, we also used Areferential of Cultural History as a historiographical tendency to guide the proposed and presented reflections, using authors' perspectives such as CHARTIER (1990), RUIZ (2007), SILVA (1999) and others.
Keywords: História - ensino
Literatura
Análise literária
O Mulato
History - Teaching
Literature
Literary Analysis
The Mulatto
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9190
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANESSA PEREIRA DE MOURA. TCC. LICENCIATURA PLENA EM PLENA EM HISTÓRIA.2019.pdfVanessa Pereira de Moura. TCC. Licenciatura Plena em História.2019.420.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.