Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9194
Title: Gêneros textuais no contexto do ensino fundamental: um olhar sobre o livro didático.
Other Titles: Textual genres in the context of elementary school: a look about the textbook.
???metadata.dc.creator???: SÁ, Fernanda Brilhante de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Jorgevaldo de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Abdoral Inácio da.
Keywords: Ensino de língua portuguesa;Livro didático;Gêneros textuais;Portuguese language teaching;Textbook;Textual genres
Issue Date: 18-Mar-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SÁ, Fernanda Brilhante de. Gêneros textuais no contexto do ensino fundamental: um olhar. 2015. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho monográfico tem como objetivo analisar as diferentes propostas de gêneros textuais sugeridas pelas unidades do livro didático adotado na EEEFM Dr. José Gadelha nos anos finais do Ensino Fundamental, bem como expor os meios como são trabalhados no contexto da sala de aula. Utilizamos como objeto de estudo a coleção de livros didáticos do segmento final do Ensino Fundamental “Português Linguagens”, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, atentando para a proposta retratada em sua composição sobre as novas perspectivas de ensino que discorrem sobre a inclusão e a abordagem dos gêneros textuais nos livros didáticos de Língua Portuguesa, cuja finalidade é contribuir para o processo de ensino / aprendizagem dos educandos no âmbito escolar. Para o desenvolvimento desta pesquisa fez-se necessário realizar um trabalho minucioso, cuja finalidade foi à adoção de contexto de evidências e de construções, alicerçadas e validadas por meio dos conhecimentos sobre o tema explorado nesse construto, norteada por metodologias claras, precisas e flexíveis a sua própria ascensão. O estudo tem base descritiva das características apresentadas pelos vários autores sobre a importância da temática exposta, bem como o estabelecimento de relações entre variáveis e fenômenos educativos em uma análise empírica. Optou-se por estudo bibliográfico centrado nas contribuições teóricas de vários autores que realizaram artigos, dissertações e teses sobre as formas de utilização do livro didático em sala de aula, em situações e contextos diversos. Por fim, concluímos que o universo dos gêneros textuais (orais ou escritos) é uma excelente ferramenta para o trabalho em sala de aula, pois propõe formas diferentes e atraentes de aprendizado em consonância com a Língua Portuguesa, utilizando-a em seus diversos usos no cotidiano. Portanto, diante do presente estudo e análise, foi possível compreender que os livros didáticos analisados estão ancorados na perspectiva de ensino e contempla uma diversidade textual demonstrada através dos discursos, o que salientamos como diversidade de registros e estilos.
Abstract: The presente work monograph has its as objetctive to analyze the different proposals of text genres suggested by the units of the textbook adopted in EEEFM José Gadelha in the final years of Elementary Teaching and expose the means of how they are worked in the context of the classroom. We use as study object the collection of textbooks final segment of Elementary Teaching "Portuguese Languages" by William Robert Cherry and Thereza Cochar Magalhães, noting the proposal depicted in its composition on new prospects of education who talk about inclusion and the approach of text genres in textbooks of Portuguese Language, whose purpose is to contribute to the teaching/learning process of students in the school. For the development of this research it was necessary to perform a thorough job, the purpose of which was the adoption of context and evidence of buildings, sustained and validated by means of knowledge on the subject explored in this construct, guided by clear methodologies, accurate and flexible to his own ascension. The study is descriptive basis of characteristics presented by various authors on the importance of the exposed subject, and the establishment of relationships between variables and educational phenomena in an empirical analysis. We chose to study literature centered on the theoretical contributions of several authors who conducted articles, dissertations and theses on how to use the textbook in the classroom, in different contexts and situations. Finally, we conclude that the universe of text genres (oral or written) is an excellent tool for the job in the classroom, because it proposes different and attractive ways of learning in line with the Portuguese language, using it in their various uses in everyday. Therefore, in the present study and analysis, it was possible to understand that the textbooks analyzed are anchored in the teaching perspective and includes a demonstrated textual diversity through speeches, which highlight diversity as records and styles.
Keywords: Ensino de língua portuguesa
Livro didático
Gêneros textuais
Portuguese language teaching
Textbook
Textual genres
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras- Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9194
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA BRILHANTE DE SÁ. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA. 2015.pdfFernanda Brilhante de Sá. TCC. Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa. 2015536.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.