Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9204
Title: O estudo da meio como metodologia nas aulas de Geografia: abordagem dos problemas ambientais no município de Santa Helena- PB.
Other Titles: The study of the environment as a methodology in Geography classes: approach to environmental problems in Santa Helena-PB.
???metadata.dc.creator???: FARIAS, Francilene Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ROBERTO, Sara Vitoriano de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
Keywords: Estudo do meio;Ensino de Geografia;Metodologia de ensino;Problemas ambientais;Middle study;Geography Teaching;Teaching Methodology;Environmental problems
Issue Date: 28-Nov-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FARIAS, Francilene Ferreira. O estudo da meio como metodologia nas aulas de Geografia: abordagem dos problemas ambientais no município de Santa Helena- PB. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo analisar o estudo do meio como metodologia significativa no ensino de Geografia. Sendo assim, o mesmo está organizado em duas etapas: O levantamento bibliográfico do referencial teórico, se fundamenta na análise do estudo do meio como metodologia de ensino, o meio ambiente e os problemas ambientais, erosão, desmatamento e poluição., que são esses os problemas mais próximos da realidade da comunidade escolar da qual foi realizada a pesquisa. A segunda etapa é a de realização de um estudo do meio em uma turma de 6º ano da escola Municipal de Ensino Fundamental Normal em Nível Médio Padre José de Anchieta, na cidade de Santa Helena- PB, com o fim de responder aos objetivos aqui traçados, de observar o estudo do meio como ferramenta importante no processo ensino aprendizagem, na observação dos problemas ambientais, principalmente nas aulas de Geografia, haja vista a Geografia ser uma ciência que tem como objeto de estudo o espaço geográfico. Desta forma comprovamos por meio da aplicação desta metodologia de ensino em sala de aula, que é bastante eficaz para aprendizagem e significação dos conteúdos propostos, no caso aqui os problemas ambientais, além do interesse e participação dos alunos. Observamos então, que o estudo do meio é uma ferramenta que contribui para o aluno aprender os conteúdos de maneira prática, é justamente aprender fazendo, produzindo pesquisando.
Abstract: This work aims to analyze the study of the environment as a significant methodology in the teaching of Geography. Thus, the same is organized in two stages: The bibliographical survey of the theoretical reference, is based on the analysis of the study of the environment as teaching methodology, the environment and environmental problems, erosion, deforestation and pollution. problems of the reality of the school community from which the research was carried out. The second stage is to carry out a study of the environment in a group of 6th grade of the Municipal School of Normal Primary Education in Middle Level Father José de Anchieta, in the city of Santa Helena-PB, in order to respond to the objectives outlined here , to observe the study of the environment as an important tool in the learning teaching process, in the observation of environmental problems, especially in Geography classes, given that Geography is a science that has as object of study the geographic space. In this way we prove through the application of this teaching methodology in the classroom, which is quite effective for learning and meaning of the proposed contents, in the case here the environmental problems, besides the interest and participation of the students. We then observe that the study of the medium is a tool that contributes to the student learning the contents in a practical way, is precisely learning by doing, producing research.
Keywords: Estudo do meio
Ensino de Geografia
Metodologia de ensino
Problemas ambientais
Middle study
Geography Teaching
Teaching Methodology
Environmental problems
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9204
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCILENE FERREIRA FARIAS. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2018.pdfFrancilene Ferreira Farias. TCC. Licenciatura em Geografia.2018. 1.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.