Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9207
Title: O livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de história - Cajazeiras-PB.
Other Titles: The history textbook in elementary school: perspectives and perceptions built by history teachers - Cajazeiras-PB.
???metadata.dc.creator???: FREITAS, Carla Geani Pereira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTANA, Rosemere Olímpio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FARIAS, Leonardo Bruno.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SALES NETO, Francisco Firmino.
Keywords: História - livro didático;História - metodologia;História - estudo e ensino;História - perspectivas e percepções;History - Textbook;History - methodology;History - study and teaching;History - Perspectives and Perceptions
Issue Date: 20-Aug-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FREITAS, Carla Geani Pereira de. O livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de história - Cajazeiras-PB. 2014. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa pautou-se em realizar um estudo sobre o livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de Cajazeiras – PB. Objetivamos Analisar como os professores do ensino fundamental percebem, tratam, usam os livros didáticos em seus planejamentos e aulas. Para entender melhor esse objetivo, o estudo proporcionou inicialmente a contextualização do livro didático na história do Brasil com uma breve apresentação do uso desse material, partir de 1930 até os dias atuais. A seguir promovemos destacar várias pesquisas sobre o livro didático que discutem o seu lugar de produção e as principais problemáticas do seu uso. Essa discussão nos preparou para explorar uma reflexão a respeito das perspectivas e percepções dos professores na pesquisa. Para isso, recorremos à pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo como fontes para esta análise de dados realizada a partir de entrevistas semiestruturadas desenvolvida com os professores de duas escolas. Buscamos discutir também como esses educadores, entendem e utilizam os livros didáticos em seus planejamentos de aulas no cotidiano escolar. Logo, entender como esses professores pensam esse recurso tão discutido, que é o livro didático, nos permitiu perceber as permanências, rupturas e apropriações que os mesmos fazem em sua prática escolar.
Abstract: This research was based on conduct a study on the history textbook in elementary education: perspectives and perceptions built by teachers Cajazeiras – PB. We aimed to analyze how elementary school teachers perceive, treat, use the textbooks in their planning and instruction books. To better understand this goal, the study initially provided the context of the textbook in the history of Brazil with a brief presentation of the use of this material, from the 1930s to the present day. Following promoted to highlight multiple searches on the textbook discussing their place of production and the main problems of their usage. This discussion has prepared us to explore a reflection on the perspectives and perceptions of teachers in research. For this, we turn to literature and field research as sources for this data analysis performed from semi-structured interviews conducted with teachers from two schools. We seek also discuss how these educators understand and use textbooks in their planning of lessons in the school routine. Therefore, to understand how these teachers think this much-discussed feature, which is the textbook, allowed us to understand the continuities, ruptures and appropriations that are the same in their school practice.
Keywords: História - livro didático
História - metodologia
História - estudo e ensino
História - perspectivas e percepções
History - Textbook
History - methodology
History - study and teaching
History - Perspectives and Perceptions
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9207
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLA GEANI PEREIRA DE FREITAS. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.2014.pdfCarla Geani Pereira de Freitas. TCC. Licenciatura Plena em História.2014.939.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.