Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9207
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SANTANA, Rosemere Olímpio de.
dc.contributor.advisor1IDSANTANA, Rosemere O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6172861753799782pt_BR
dc.contributor.referee1FARIAS, Leonardo Bruno.
dc.contributor.referee2SALES NETO, Francisco Firmino.
dc.description.resumoA presente pesquisa pautou-se em realizar um estudo sobre o livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de Cajazeiras – PB. Objetivamos Analisar como os professores do ensino fundamental percebem, tratam, usam os livros didáticos em seus planejamentos e aulas. Para entender melhor esse objetivo, o estudo proporcionou inicialmente a contextualização do livro didático na história do Brasil com uma breve apresentação do uso desse material, partir de 1930 até os dias atuais. A seguir promovemos destacar várias pesquisas sobre o livro didático que discutem o seu lugar de produção e as principais problemáticas do seu uso. Essa discussão nos preparou para explorar uma reflexão a respeito das perspectivas e percepções dos professores na pesquisa. Para isso, recorremos à pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo como fontes para esta análise de dados realizada a partir de entrevistas semiestruturadas desenvolvida com os professores de duas escolas. Buscamos discutir também como esses educadores, entendem e utilizam os livros didáticos em seus planejamentos de aulas no cotidiano escolar. Logo, entender como esses professores pensam esse recurso tão discutido, que é o livro didático, nos permitiu perceber as permanências, rupturas e apropriações que os mesmos fazem em sua prática escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleO livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de história - Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.date.issued2014-08-20
dc.description.abstractThis research was based on conduct a study on the history textbook in elementary education: perspectives and perceptions built by teachers Cajazeiras – PB. We aimed to analyze how elementary school teachers perceive, treat, use the textbooks in their planning and instruction books. To better understand this goal, the study initially provided the context of the textbook in the history of Brazil with a brief presentation of the use of this material, from the 1930s to the present day. Following promoted to highlight multiple searches on the textbook discussing their place of production and the main problems of their usage. This discussion has prepared us to explore a reflection on the perspectives and perceptions of teachers in research. For this, we turn to literature and field research as sources for this data analysis performed from semi-structured interviews conducted with teachers from two schools. We seek also discuss how these educators understand and use textbooks in their planning of lessons in the school routine. Therefore, to understand how these teachers think this much-discussed feature, which is the textbook, allowed us to understand the continuities, ruptures and appropriations that are the same in their school practice.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9207
dc.date.accessioned2019-11-14T14:46:27Z
dc.date.available2019-11-13
dc.date.available2019-11-14T14:46:27Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHistória - livro didáticopt_BR
dc.subjectHistória - metodologiapt_BR
dc.subjectHistória - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistória - perspectivas e percepçõespt_BR
dc.subjectHistory - Textbookpt_BR
dc.subjectHistory - methodologypt_BR
dc.subjectHistory - study and teachingpt_BR
dc.subjectHistory - Perspectives and Perceptionspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFREITAS, Carla Geani Pereira de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe history textbook in elementary school: perspectives and perceptions built by history teachers - Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.identifier.citationFREITAS, Carla Geani Pereira de. O livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de história - Cajazeiras-PB. 2014. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLA GEANI PEREIRA DE FREITAS. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.2014.pdfCarla Geani Pereira de Freitas. TCC. Licenciatura Plena em História.2014.939.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.