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dc.creator.IDCAVALCANTE, A. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3797231776789473pt_BR
dc.contributor.advisor1MEDEIROS, Wellington Gomes de.-
dc.contributor.advisor1IDMEDEIROS, W. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6396433371553145pt_BR
dc.contributor.referee1ROCHA, Maria Alice.-
dc.contributor.referee2PEREIRA, Carla Patrícia Araújo.-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar e caracterizar as interpretações de usuários masculinos sobre o sapato clássico masculino, principalmente no que se refere aos significados e como estão expressos nos atributos físicos e visuais do produto, focando principalmente nos valores simbólicos e emocionais. A metodologia utilizada está fundamentada no raciocínio indutivo e caracteriza-se por ser exploratória. A coleta de dados foi executada em duas fases subsequentes com a aplicação de um questionário estruturado e entrevista; na primeira fase, foram investigados os significados e classificados segundo o modelo da Interação Significante (IS); na segunda fase, investigou-se como os significados expressos nos atributos físicos e visuais do produto. Dez sapatos com modelos distintos foram apresentados para apreciação e análise de participantes voluntários. Os resultados da fase 1 mostram que ao todo foram identificados 171 valores semânticos expressos pelos participantes que qualificam os sapatos. Deste total, 65% correspondem à dimensão simbólica e emocional, e 35% correspondem à dimensão pragmática. O estudo conclui que a carga simbólica do produto estudado desperta mais associações relacionadas à memória afetiva, da tradição e dos valores culturais dos usuários que são projetados nos produtos, que suas qualidades pragmáticas. Além disso, a pesquisa revela que as correlações entre significados e atributos do produto concentram-se principalmente na forma, material e na cor do sapato, respectivamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDesignpt_BR
dc.titleEstudo dos valores semânticos pragmáticos e emocionais no sapato clássico masculino.pt_BR
dc.date.issued2017-06-26-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate and characterize the male interpretations of the classic male shoe, mainly regarding the meanings and how they are expressed in the physical and visual attributes of the product, focusing mainly on symbolic and emotional values. The methodology used is based on inductive reasoning and is characterized by being exploratory. Data collection was performed in two subsequent phases with the application of a structured questionnaire and interview; in the first phase, the meanings were signified and classified according to the Meaningful Interaction (MI) model; in the second phase, we investigated how the meanings are expressed in the physical and visual attributes of the product. Ten shoes with distinct models were presented for the evaluation and analysis of volunteer participants. The results of phase 1 show that in all, 171 semantic values were expressed by the participants who qualify the shoes. Of this total, 65% correspond to the symbolic and emotional dimension, and 35% correspond to the pragmatic dimension. The study concludes that the symbolic load of the studied product awakens more associations related to affective memory, tradition and the cultural values of the users that are projected in the products, than their pragmatic qualities. In addition, the research reveals that correlations between meanings and attributes of the product are mainly focused on the shape, material and the color of the shoe, respectively.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/920-
dc.date.accessioned2018-06-11T14:24:42Z-
dc.date.available2018-06-11-
dc.date.available2018-06-11T14:24:42Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectDesign de produtopt_BR
dc.subjectSapato clássico masculinopt_BR
dc.subjectSapato - significadospt_BR
dc.subjectInteração significantept_BR
dc.subjectProduct designpt_BR
dc.subjectClassic male shoept_BR
dc.subjectMeanings in the shoept_BR
dc.subjectMeaningful interactionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTE, Abraão Gomes Lacerda.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA study of the semantic, pragmatic and emotional values of the classic male shoe.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Abraão Gomes Lacerda. Estudo dos valores semânticos, pragmáticos emocionais no sapato clássico masculino. 2017. 160f. (Dissertação de Mestrado em Design), Programa de Pós-graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Design

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