Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9212
Title: Literatura infantil e ressignificação da identidade racial da criança negra.
Other Titles: Children's literature and resignification of racial identity of black children.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Leidiane Alves da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: JOCA, Alexandre Martins.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BATISTA, Maria Thaís de Oliveira.
Keywords: Literatura infantil;Relações étnico - raciais;Identidade negra - crianças;Educação infantil;Identidade e cultura negra;Children's literature;Ethnic - Racial Relations;Black Identity - Children;child education;Identity and black culture
Issue Date: 7-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Leidiane Alves da. Literatura infantil e ressignificação da identidade racial da criança negra. 2018. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho vem propor através da literatura infantil uma ressignificação da identidade negra da criança na educação, a desconstrução de conceitos estereotipados em torno da identidade e da cultura negra, tomando como aspecto central, para a afirmação dessa identidade, o cabelo. Para tal finalidade, esse trabalho se constitui como pesquisa de revisão bibliográfica que proporcionou um aprofundamento teórico sobre a temática étnico-racial. Discutimos a temática através de autores que contribuem para uma melhor compreensão do objeto de pesquisa. Esse acervo possibilitou o conhecimento necessário dos aspectos histórico-sociais das relações étnico-raciais no Brasil e as implicações dessa relação para a educação; uma análise de como as concepções de infância e criança foram desenvolvidas em nossa sociedade considerando recortes étnicos e raciais para desenvolver uma educação antirracista no ensino para crianças a partir da literatura infantil; e uma discussão em torno da literatura infantil e de sua relevância para tratar de questões étnico-raciais na infância. Por fim, esse trabalho ainda apresenta uma sequência didática em torno da narrativa “O mundo no black power de Tayó”. Adotamos a metodologia do letramento literário através da sequência básica desenvolvida por Rildo Cosson (2014). Nesse sentido, o objetivo desse trabalho se deu tanto no cuidado de trazer o aspecto central da discussão, que é o cabelo negro para a ressignificação da identidade negra para as crianças, quanto de trazer também outros aspectos culturais africanos e afro-brasileiros, que são indissociáveis à identidade negra, possibilitando, principalmente, um impacto positivo para crianças não negras, pois passarão a perceber a beleza e a importância dessa identidade e de valorizar e respeitar a cultura africana e afro-brasileira que acabam por fazer parte da sua história e da sua cultura.
Abstract: This work proposes through children‟s literature the resignification of the black child identity in early childhood education, the break of stereotyped concepts around black identity and culture, taking „hair‟ as a central aspect to the affirmation of black identity. For this purpose, this work is a bibliographical research that allowed us the necessary knowledge ethnic-racial issues. We discussed the topics through a range of works that gave us a deep knowledge of our research object. The theoretical framework allowed us the necessary knowledge of the historical-social aspects of ethnic-racial relations in Brazil and the implications of this relationship for education. In order to develop an antiracist education in children's education from children's literature, it was also necessary to analyze how conceptions of childhood and child were developed in our society considering ethnic and racial concerns. We propose activities of pedagogical intervention taking the book "O mundo no black power de Tayó", written by Kiusam de Oliveira and illustrated by Taisa Borges. The set of activities around the narrative this book is based on the methodology of literary literacy through the basic sequence developed by Rildo Cosson (2014). In this sense, the concern of this work is bringing the central aspect of the discussion, that is the black hair for the resignification of children black identity, as well as bringing other African and Afro-Brazilian cultural aspects, which are indiscriminate to the black identity, also allowing a positive impact for non-black children, since they will come to perceive the beauty and importance of this identity and would value and respect the African and Afro-Brazilian culture that is part of its history and your culture.
Keywords: Literatura infantil
Relações étnico - raciais
Identidade negra - crianças
Educação infantil
Identidade e cultura negra
Children's literature
Ethnic - Racial Relations
Black Identity - Children
child education
Identity and black culture
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9212
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEIDIANE ALVES DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfLeidiane Alves da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2018.777.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.