Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/922
Title: Processo da análise da significação de marcas: estudo exploratório aplicado a serviços de alimentação.
Other Titles: Evaluation process of marks signification: an exploratory study applied to food services.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Estela Maris de Medeiros e.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MEDEIROS, Wellington Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: WAECHTER, Hans.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Carla Patrícia de Araújo.
Keywords: Sermiótica da marca;Significação;Marca;Imagem e identidade;Signos na marca;Marca e comunicação;Signos cromáticos;Signos icônicos;Bola de neve - amostragem;Brand - analysis;Marca – Design;Signos escriturais;Marca e comunicação;Brand and comunication;Marketing;Publicidade - marcas;Comunicação de significados;Significação de marcas;Teorias da comunicação;Serviços de alimentação - marcas
Issue Date: 12-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Estela Maris de Medeiros e. Processo e análise da significação de marcas: estudo exploratório aplicado a serviços de alimentação. 2016. 130f. (Dissertação de Mestrado em Design), Programa de Pós-graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa apresenta um estudo exploratório acerca do processo de significação de marcas e, com isto, propõe um processo que analisa a comunicação de significados em assinaturas visuais. O objeto de estudo é a marca/função ou marca/signo, considerando-a como signo portador de significados e a interpretação do indivíduo que não possui experiência com a mesma. A motivação para a realização do estudo veio da observação do crescente número de empresas de serviços de alimentação de médio porte na região Nordeste que obtiveram crescimento por meio de franquias, vendo neste cenário a oportunidade de investigar o processo de comunicação de significados de marcas em expansão que visam conquistar novos mercados. O processo proposto foi aplicado à marcas com características comuns quanto à área de atuação e composição formal, e investigou os três níveis de significação: os atributos físicos do signo, a missão do objeto e a percepção do interpretante. O processo de comunicação foi avaliado a fim de identificar como os atributos físicos da assinatura visual influenciam a transmissão dos significados esperados. Os significados associados às marcas foram interpretados de acordo com a grade de valores semânticos propostos pela Interação Significante (IS) com o intuito de compreender o tipo de interação que as empresas mantêm com o público. A aplicação do método proposto constatou que: 1) as marcas avaliadas apresentam baixo grau de comunicação dos significados, principalmente das qualidades de dimensão pragmática prática e crítica; 2) ruídos na configuração formal comprometem a comunicação de significados de dimensão pragmática; 3) significados de dimensão emocional são, em grande maioria, relacionados a signos icônicos e cromáticos, e signos desta natureza têm um alto poder de significação; 4) as empresas estudadas manifestam pouca atenção a valores emocionais lúdicos tanto em seus atributos formais quanto no discurso de perfil, e enfocam em questões pragmáticas práticas. Com os resultados obtidos, o processo utilizado se mostrou eficiente e passível de ser aplicado em outros estudos que busquem investigar a comunicação de significados de marcas em seu estágio inicial de significação.
Keywords: Sermiótica da marca
Significação
Marca
Imagem e identidade
Signos na marca
Marca e comunicação
Signos cromáticos
Signos icônicos
Bola de neve - amostragem
Brand - analysis
Marca – Design
Signos escriturais
Marca e comunicação
Brand and comunication
Marketing
Publicidade - marcas
Comunicação de significados
Significação de marcas
Teorias da comunicação
Serviços de alimentação - marcas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Design
Comunicação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/922
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTELA MARIS DE MEDEIROS E OLIVEIRA - DISSERTAÇÃO PPGDesign 2016..pdf8.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.